Tecnologia Blockchain do ramo de Direito Digital
A Blockchain que surgiu como uma tecnologia de segurança por trás dos Bitcoin em 2008, viu sua abertura no mercado financeiro de criptomoedas expandido. Entretanto, foram descobertas outras aplicações para a blockchain, e o ramo jurídico não ficou inerte a estas novidades.
É inegável que o Direito esta passando por transformações e que se manter atualizado é algo indispensável para o sucesso no mundo jurídico, afinal ferramentas como os smart contracts e smart properties tem se tornado cada vez mais relevante neste ramo.
O Blockchain ja é considerado por muitos como a maior inovação tecnológica depois da Internet. Uma simples afirmação como esta demonstra a grande importância que esta tecnologia alcançou em seus dez anos de existência.
Esta ferramenta tecnológica é segundo o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito e Tecnologia, capaz de realizar transações de valor, mesmo não financeiras. Sendo um das principais vantagens citadas pelo Advogado Especialista em Crimes Virtuais, permitir a realização de transações confiáveis entre pessoas, sem a necessidade de um terceiro intermediário.
Também conhecidos como “contratos inteligentes”, os smart contracts permitem a substituição dos tradicionais contratos em papel, que poderiam ser feitos digitalmente e confirmados por uma tecnologia blockchain, sendo assim desnecessário a participação de um intermediador, sendo a segurança do documento validade pelo sistema blockchain, pois uma vez o documento estando adicionado a um bloco de cadeia ele se torna imutável, logo as partes não poderiam cometer fraudes ou modificar o acordo.
Entretanto, os smart contracts também possuem um ponto negativo: Em primeiro lugar, é preciso editar leis que regulem a utilização desta ferramenta. Por outro lado, com esta tecnologia, não existiria mais motivos de que juízes não aceitassem esses contratos.
Intimamente relacionados aos smart contracts, as “propriedades inteligentes” ou smart properties, são bens cuja propriedade é controlada por meio da tecnologia blockchain e permitindo transações mais seguras e velozes destas propriedades.
Podendo representar desde bens como telefones e automóveis até imóveis, essa tecnologia poderia revolucionar o modelo atual de propriedade. Utilizando a tecnologia dos contratos inteligentes, uma propriedade poderia ser transferida e o seu pagamento realizado digitalmente. Teoricamente, isso eliminaria a necessidade de documentos e evitaria a possibilidade de falsificações.
Com o advento da internet, principalmente a partir de sua popularização nos anos 2010, os crimes cibernéticos tiveram uma alta. Visto isso, é importante contar com profissionais aptos a te auxiliar de acordo com as leis e normas vigentes. Com o objetivo prestar assistência de qualidade e eficiência solicite uma consulta online conosco.
Fale conosco