WhatsAppFlooter
Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia menu

Segurança e privacidade no futuro das redes móveis: Utopia ou Realidade?

Segurança e privacidade no futuro das redes móveis: Utopia ou Realidade?

Segurança e privacidade no futuro das redes móveis: Utopia ou Realidade?

Com o advento do 5G na era da Internet das Coisas dentro de grandes empresas, muito se discute sobre a coleta de dados em contraposição a segurança e privacidade. De fato, a futura rede móvel irá afetar de diversas formas o modo como nos comunicamos e como distribuímos e recebemos conteúdos digitais, entre outros diversos aspectos que a primeira vista pode parecer tema de filme futurista.

Entretanto, a integração do 5G com a Internet das Coisas (IoT) se mostra como uma etapa natural de um processo tecnológico que não somente irá potencializar os benefícios da rede móvel, assim como irá possibilitar o uso de dispositivos informáticos que estarão conectados a Internet, enviando e recebendo dados numa onde maçante de informações que poderão determinar perfis e comportamentos dos usuários a medida que os utilizamos em nosso dia a dia.

Em meio a esta coleta de dados, que ferem a privacidade e o uso geral de dados pessoais, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Crimes Cibernéticos e Direito Digital, expressa que apesar de desagradável, a obtenção de informações pode ser tida como útil levando-se em conta que podem ser usadas para prever variações de trânsito, bem como o padrão de consumo de serviços.

“No mercado de ações, na área da saúde e no combate a operações criminosas estas inteligências a princípio futurista já tem mostrado resultados verdadeiramente positivos”, afirma o Especialista em Direito e Tecnologia Dr. Jonatas Lucena.

Entretanto, apesar de apresentar uma faceta verdadeiramente positiva, a coleta de dados levanta dúvidas sobre a segurança e privacidade. Com uma grande discussão gerada entre pesquisadores sobre como manter seguras as comunicações num ambiente de informações massivo e em constante observação, Especialista em Direito Digital crêem fielmente que o uso indevido de dados digitais tem gerado inúmeros prejuízos que chegam a um montante bilionário todos os anos.

Porém, para dar mais luz a um cenário que parece não ter solução, é preciso compreender que com a crescente usabilidade do 5G surge no mercado, em tangência, novas formas de prover segurança à informação. Desde processos de autenticação por biometria, passando por softwares que dificultam ataques, as futuras redes 5G trazem, em consequência ao seu crescimento, grandes avanços tecnológicos na área de segurança.

Faça uma consulta online

Com o advento da internet, principalmente a partir de sua popularização nos anos 2010, os crimes cibernéticos tiveram uma alta. Visto isso, é importante contar com profissionais aptos a te auxiliar de acordo com as leis e normas vigentes. Com o objetivo prestar assistência de qualidade e eficiência solicite uma consulta online conosco.

Fale conosco

Veja mais