Entre em contato

Cybercriminosos aplicam golpe no Mercado Livre prejudicando empresas

Cybercriminosos aplicam golpe no Mercado Livre prejudicando empresas

Cybercriminosos aplicam golpe no Mercado Livre prejudicando empresas

Muitas empresas vêm realizando a venda de produtos eletrônicos dentre outros através da plataforma e-commerce Mercado, diversas delas vem enfrentando situações, que em suma podem ser conceituadas como desagradáveis, e que geram prejuízos inúmeros ao que diz respeito à invasão e usurpação de dinheiro das referidas empresas.

Caso comum vivido não somente por uma única empresa, o Advogado Especialista em Crimes Cibernético, Dr. Jonatas Lucena afirma que o golpe consiste, em primeira fase, no acesso de criminosos a conta da empresa tendo em vista a apropriação de todas as informações empresariais necessárias e demais valores disponíveis para saque.

Tendo em vista um caso recente que surgiu no escritório do Advogado, pode-se afirmar que uma empresa responsável pela venda de aparelhos eletrônicos teve um prejuízo de mais de R$ 30.000,00 mil reais que lhes foram retirados da conta através da ação de cibercriminosos que tendo acesso à conta da empresa, impossibilitando inclusive o uso da mesma pelos representantes originais no ato de transação bancária indevida.

Qual foi o prejuízo?

Em demasiado preocupados com a situação, o escritório jurídico comandado pelo Especialista em Direito Digital busca com frequência contanto com a empresa Mercado Livre que, entretanto, sempre dão a mesma resposta, em um dos casos, a empresa vítima teve sua conta reativada somente após 27 dias do caso ocorrido, causando prejuízos de mais de meio milhão de reais.

Ademais, cabe aqui salientar que, mesmo após a reativação da conta, as empresas não são ressarcidas dos valores que lhes foi indevidamente sacado pelos criminosos. Ao questionar a devolução dos valores sacados pelos fraudadores, o Mercado Livre normalmente afirmar sua inculpabilidade apontando as empresas de Telefonia como a responsável pelo ocorrido, tendo em vista que havia sido a mesma quem teria emitido o novo chip em nome da empresa, possibilitando que os criminosos efetuassem o saque.

Quais são os principais danos causados pelos golpistas que atuam no Mercado Livre?

Trabalhando com a tentativa de resolução de casos como o acima mencionado, o Advogado Dr. Jonatas Lucena ainda salienta os demais danos causados à empresa que vão ainda mais além aos danos materiais advindos da falta de segurança por parte das plataformas.

Para o Especialista em Crimes Virtuais podemos ainda enquadrar a situação vivenciada pela empresa mencionada em casos que tangem o Dano Emergente e os Lucros Cessantes. Uma vez que, ligando-se ao primeiro enquadramento, a empresa vítima teve uma alta quantia subtraída de sua conta no Mercado Livre acarretando prejuízos que perduram por dias sem o devido ressarcimento, permanecendo a empresa prejudicada financeiramente.

O prejuízo da empresa Mercado Livre

Outrossim, tendo a empresa suas atividades interrompidas por vários dias, adentramos a vertente que diz respeito aos Lucros Cessantes. Observando fatores numéricos da empresa em questão temos que o valor médio de venda diária multiplicado pelos dias de bloqueio da conta os prejuízos são estratosféricos.

Portanto, tendo em mente os dias de inoperância técnica pode-se afirmar que a empresa deixou de lucrar uma quantia considerável, valor este que se insere a título de lucros cessantes.

Ademais, as empresas vítimas normalmente têm atividade há vários anos no Mercado Livre, com inúmeros clientes fidelizados, devido ao seu bom atendimento e pontualidade de entrega. Entretanto, quando ocorre o impedimento comercial pela inatividade de sua conta, a empresa não sofre somente prejuízos financeiros, mas também morais, pois sua reputação, de fato, declinou entre seus clientes.

Deste modo, fica evidente o dever de indenização por parte da empresa pelos Danos Morais e Financeiros ocasionados, assim, cabe às requeridas, uma indenização solidária referente aos Danos Morais e materiais causados.