Blockchain pode aperfeiçoar os processos Judiciários afirma Especialista em Direito Tecnológico

Blockchain pode aperfeiçoar os processos Judiciários afirma Especialista em Direito Tecnológico
Com o boom das criptomoedas que vemos nos últimos tempos no setor financeiro, uma tecnologia trouxe à tona discussões que vazaram para fora do campo investidor adentrando diversas outras áreas. Conhecido como ‘Blockchain’, este sistema se constitui por sua segurança, agilidade e eficiência que são hoje pontos chaves na era de dados, onde a proteção de informações é prioridade.
Com efeitos positivos em diversos campos de atuação, entre eles o financeiro, marketing e RH, o Blockchain tornou-se a “menina dos olhos” no sistema judiciário. Como já é sabido, a justiça brasileira tem diversas barreiras que impedem que processos sejam finalizados de maneira rápida, no entanto, a inserção da tecnologia de TI no Judiciário melhorou muito o trabalho nos últimos anos.
Como exemplo, podemos citar os julgamentos por meio de videoconferências que apesar de ainda levantar questões polêmicas, acelerou demasiadamente os processos, eliminando em consequência a necessidade de locomoção de grandes distâncias.
Como o sistema blockchain auxilia nos processos judiciários?
Aproveitando este momento de transformação no judiciário, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito Cibernético, falou sobre como a tecnologia Blockchain vem influenciando positivamente no aperfeiçoamento de processos judiciários.
Para o Advogado Especialista em Crimes Cibernéticos, uma das grandes vantagens do sistema Blockchain se deve a unicidade da informação, uma vez que as mesmas encontram-se dentro do Blockchain de maneira sempre igual e, portanto, o uso da mesma possibilita garantir que informações referentes a uma peça processual sejam sempre a mesma, independe da base onde se consulte.
Outro ponto positivo em relação ao uso do Blockchain deve-se a melhora no campo de certidões emitidas pelos tribunais que se antes causam transtornos no andamento processual, hoje com a tecnologia presente este trâmite é assegurado no momento de envio com total segurança e otimização, uma vez que deixa-se de lado a burocratização no andamento do processo.
Registros civis, tais como nascimento, óbito e casamento podem ser beneficiados pelo uso de uma ferramenta à prova de fraude baseada em Blockchain, afirma o Advogado Dr. Jonatas Lucena. Uma solução digital como estas pode ser de grande valia para melhorar o atendimento à população e desburocratizar diversos processos.