Nas últimas semanas, um aplicativo de entretenimento ganhou fama ao redor do mundo e as redes sociais foram tomadas de fotos “envelhecidas” de usuários. Entretanto, o que se tornou uma moda viral, trouxe também algumas dores de cabeça aos usuários que baixaram o aplicativo FaceApp.
Em recente descoberta, descobriu-se que além do app poder coletar suas informações pessoais, cibercriminosos estavam criando cópias destes mesmo app. De nome conhecido como MobiDash, o falso app oferecia as mesmas funções do Faceapp, entretanto, quando o usuário instalou o aplicativo, o malware infecta o smartphone da vítima.
Segundo explica o Especialista em Crimes Virtuais e de Internet, Dr. Jonatas Lucena, “logo após o download, o MobiDash simula uma falha que leva o usuário a desinstalá-lo. E é aí que mora o problema. Depois do app ter sido removido, um malware permanece instalado no aparelho sem que o usuário consiga perceber e fica constantemente exibindo anúncios”.
Segundo a empresa russa por trás da criação do app viral, o Brasil se encontra em terceira posição na lista de países mais infectados pelo MobiDash, perdendo somente para Rússia e Índia. Acredita-se que pelo menos 500 usuários tenham sido infectados até o começo do mês de julho.
Para evitar enquadrar-se como mais uma vítima de cibercriminosos, o Advogado Dr. Jonatas Lucena recomenda que internautas tomem alguns cuidados simples, como por exemplo, baixar apps somente de lojas oficiais e ler os termos de privacidade dos apps, além de ser importante instalar soluções de segurança nos dispositivos móveis.
Com o advento da internet, principalmente a partir de sua popularização nos anos 2010, os crimes cibernéticos tiveram uma alta. Visto isso, é importante contar com profissionais aptos a te auxiliar de acordo com as leis e normas vigentes. Com o objetivo prestar assistência de qualidade e eficiência solicite uma consulta online conosco.
Fale conosco