Ao adquirir um aparelho celular novo, ele já vem com diversos aplicativos instalados. Muitas vezes, não sabemos quais são as suas funções e acabamos os deixando de lado. Todavia, devemos ficar muito atentos; alguns deles estão lá com a intenção de espiar os seus usuários mais desavisados, como o programa Location History.
Segundo um relatório publicado pela firma de análise Quartz, mesmo que você não utilize esse app, ele tem acesso a todas as informações contidas no seu telefone e, por isso, está ciente de todos os seus passos.
Esse software faz parte dos serviços essenciais para o sistema Android como as recomendações de restaurantes ou rotas alternativas para trânsito. Além disso, também é utilizado pelo Google Maps e Photos. A apuração feita pela empresa afirma que as seguintes informações são registradas:
Embora pareça que estamos tratando de dados inofensivos, eles podem colocar até mesmo a sua segurança em risco quando caem nas mãos erradas. Não só isso: essa falta de privacidade também é contra a lei!
Em sua defesa, a empresa alegou que o aplicativo em questão pede permissão aos clientes antes que ele acesse os dados citados acima. Embora você tenha a opção de desativar o serviço – ou até mesmo deletar o programa -, o seu Android terá o seu funcionamento limitado, o que se torna um grande problema e não deixa você com outra opção além de aceitar os termos. A Google já foi processada diversas vezes por espionar os seus usuários. Esse caso, todavia, chama a atenção por ser altamente invasivo.
Com o advento da internet, principalmente a partir de sua popularização nos anos 2010, os crimes cibernéticos tiveram uma alta. Visto isso, é importante contar com profissionais aptos a te auxiliar de acordo com as leis e normas vigentes. Com o objetivo prestar assistência de qualidade e eficiência solicite uma consulta online conosco.
Fale conosco