WhatsAppFlooter
Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia menu

Advogado Cyber Bullying

Advogado Cyber Bullying

Saiba a importância de ter um Advogado Cyber bullying

Com toda a tecnologia que a internet pode nos proporcionar, de fato se torna muito mais fácil a comunicação e o acesso à informação. Notícias e dados podem ser pesquisados a qualquer momento, assim como uma mensagem de trabalho que deve ter respostas imediatas. Todos esses recursos trouxeram diversos benefícios e possibilitaram um avanço na sociedade. Hoje, muito do que possuímos só é possível através da tecnologia. Entretanto, ao mesmo tempo que traz vantagens, acaba sendo um ambiente onde tudo pode acontecer, um dos exemplos mais comuns é a disseminação de ódio e cyber bullying.

Infelizmente os meios tecnológicos que deveriam facilitar a vida das pessoas em todas as áreas estão sendo utilizados para depreciar e ultrajar outras pessoas. Não existe um tipo de pessoa específica para ser motivo de injúrias, sendo que a invasão do e-mail ou a exposição de uma foto já é o bastante. Em relação a colegas de escola e professores, as difamações são intencionadas e visam mexer com o psicológico das pessoas, deixando-as abatidas e desmoralizadas perante os demais.

O que é cyber bullying:

Segundo o Advogado Dr. Jonatas Lucena especialista em Crimes Virtuais e Direito digital, o cyber bullying é um tipo de chacota, gozação, tirar sarro de alguém através da internet com a finalidade de humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas, professores entre outras pessoas por diversos motivos.

Pelo fato de sua prática ser de forma virtual, o cyber bullying tem preocupado a sociedade, principalmente pais e professores, pois através da internet as injúrias são repassadas muito rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima, trazendo danos que em alguns casos são irreparáveis. Por isso, o controle de acesso à internet deve ser moldado, com destaque para as crianças e adolescentes que são mais comuns a sofrerem ameaças e xingamentos.

Conheça os tipos de bullying que existem

Para o advogado Cyber bullying, Dr. Jonatas Lucena, existem algumas formas de Bullying. Algumas atitudes podem se configurar em forma direta ou indireta de praticar. Porém, dificilmente a vítima recebe apenas um tipo de maus-tratos; normalmente, os comportamentos desrespeitosos dos bullies (como são chamados) costumam vir em bando. Essa versatilidade de atitudes maldosas contribui não somente para a exclusão social da vítima, como também para muitos casos de evasão escolar, e pode se expressar das mais variadas formas. Como relata o advogado, as práticas mencionadas podem ser:

Bullying Verbal: envolve insultar, ofender, xingar, fazer gozações, colocar apelidos pejorativos, fazer piadas ofensivas, zoar.

Bullying Físico e Material: bater, chutar, espancar, empurrar, ferir, beliscar, roubar, furtar ou destruir os pertences da vítima, atirar objetos contra as vítimas.

Bullying Psicológico e Moral: irritar, humilhar e ridicularizar, excluir, isolar, ignorar, desprezar ou fazer pouco caso, discriminar, aterrorizar e ameaçar, chantagear e intimidar, tiranizar, dominar, perseguir, difamar, passar bilhetes e desenhos entre os colegas de caráter ofensivo, fazer intrigas.

Bullying Sexual: abusar, violentar, assediar, insinuar.

Esse tipo de comportamento desprezível costuma ocorrer entre meninos e meninas. Não raro, é possível o estudante indefeso ser assediado e/ou violentado por vários “colegas” ao mesmo tempo. Por isso, antes de contratar um Advogado Cyber bullying, é importante ter em mente que a relação com o seu filho é extremamente importante, por isso, procurar saber o que acontece com eles através da comunicação é essencial para evitar que ele passe por estas situações.

Bullying Virtual ou Cyber bullying

Os avanços tecnológicos também influenciam nas interações humanas. Com isso, novas formas de bullying surgiram através da utilização de aparelhos e equipamentos de comunicação, como os celulares e computadores que são capazes de difundir de maneira avassaladora, calúnias e maledicências. Essa forma de bullying é conhecida como “Cyber bullying”. Para que este tipo de situação seja resolvido, a atuação do Advogado Cyber bullying é de extrema importância.

Os aplicativos ou redes de relacionamento são plataformas essenciais na atualidade para a população. Através deles é possível se comunicar com pessoas do mundo todo, porém, este fácil acesso transforma a internet em um lugar impróprio e inseguro, em que muitos o chamam de “terra sem lei”. Os meios tecnológicos utilizados para disseminar difamações e calúnias são os grupos de Facebook, WhatsApp, Instagram, Snapchat, e-mails, SMS, Blogs e sites em geral. Apesar destas desvantagens, hoje é possível ter mais punições para quem comete esse tipo de crime, podendo ser até mesmo preso. Para isso, ter um profissional como um advogado Cyber bullying é essencial para a defesa.

Além de ofender as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem o que fazem, quando se trata de menores de idade. Por outro lado, os crimes cometidos por adultos possuem finalidades diferentes, com leis severas, onde além de poder ser preso, necessitará pagar por multa em algumas situações. É importante dizer que mesmo internautas anônimos, sempre são descobertos, mas para que isso seja possível, é necessário ter um Advogado Cyber bullying.

Quem são essas pessoas que praticam esse ato ilegal?

As pessoas que normalmente praticam o cyber bullying são adolescentes imprudentes. Apesar de gostarem da sensação que é causada ao aniquilar outra pessoa, os praticantes podem e devem ser processados no mínimo por calúnia e difamação, sendo obrigados judicialmente a pagar uma considerável indenização. Quando a vítima recorre a um Advogado Cyber bullying a certeza de punições e medidas legais concluídas será muito maior.

Além de os bullies (pessoas que cometem os atos) escolherem um aluno alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este também já apresenta uma baixa autoestima, o que pode gerar sérios problemas psicológicos para as vítimas. Em alguns casos mais sérios que notamos em notícias, alguns podem levar até ao suicídio. A prática de Cyber bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Por isso, além da ajuda de um Advogado Cyber Bullying, em casos confirmados, é importante que a vítima passe por acompanhamentos com profissionais psicólogos, com o intuito de amenizar o trauma.

No exercício diário da profissão de um Advogado Cyber bullying e após uma criteriosa investigação do histórico de vida de alguns clientes, observa-se que não somente crianças e adolescentes sofrem com essa prática indecorosa, como também muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática.

Existem punições para Cyber bullying?

Como dito anteriormente, as punições para quem comete essas ações podem ser variadas. Quando se trata de crianças que realizam o bullying, o ideal é pagar uma multa à vítima pelo dano causado. Já quando produzido por adultos, as soluções podem ser mais severas, podendo gerar até mesmo uma prisão. O advogado Cyber bullying Dr. Jonatas Lucena esclarece com mais precisão sobre estas questões:

Quando se trata de Cyber bullying nas redes sociais, como por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram entre outros, não podemos esquecer que um pré-requisito para se fazer um cadastro e começar a utilizar tais redes sociais é que a pessoa deve ser maior de idade, ou seja, em “tese” responsável pelos seus atos. Mas nos deparamos com um problema. Pois quando um menor finge ser maior de idade e faz cadastro numa dessas plataformas e comete crimes virtuais, nos faz lembrar que em nosso ordenamento jurídico os menores são inimputáveis, ou seja, o menor não é responsabilizado criminalmente, porque há uma presunção absoluta de inimputabilidade, assim, quando tratar-se de adolescente, menor de 18 anos, a inimputabilidade não precisa ser provada, ela é absoluta, garantida pela Constituição Federal.

Ninguém será punido nos casos de Cyber bullying?

Pelo contrário, quando alguém for vítima de Cyber bullying, esta pessoa ou seus pais devem fazer provas do ocorrido e se dirigir até uma delegacia de Polícia para levar o problema à Autoridade Policial, e, se for o caso, registrar um Boletim de Ocorrência. Quando se tem um Advogado Cyber bullying, estes processos são feitos com mais facilidade e profissionalismo, garantindo resultados mais positivos.

Diante destas informações, se houver a contratação de um Advogado Cyber bullying e este levar a denúncia ao conhecimento das autoridades, a Polícia vai investigar e chegar até o culpado, caso fique comprovado que o acusado é menor, seus pais ou responsáveis serão responsabilizados criminalmente e civilmente, ou seja, a vítima poderá processar os pais ou responsáveis do menor através Justiça Criminal e ainda na Justiça Cível com a competente Ação Indenizatória.

Caso a investigação leve os policiais até uma “Lan house” ou similar, segue a mesma linha do explicado acima com uma pequena diferença, se o proprietário da “lan house” não efetuar cadastro de seus clientes, o mesmo será responsabilizado pela inércia no cumprimento das Leis.

Quem pode denunciar?

Lembrando que todo ato praticado na internet gera responsabilidades, portanto o ideal é utilizar essa ferramenta de comunicação e entretenimento com a prudência de estilo, pois, tudo na rede mundial (internet) deixa rastros, mesmo quando tentam apagar, apenas atrasam em alguns dias ou horas sua localização.

Para mais segurança e proteção contra os crimes da internet como o bullying, conte com um Advogado Cyber bullying especializado no caso para ajudar na apuração dos fatos e a encontrar os criminosos, com o objetivo de sanar os problemas e livrar de possíveis ameaças no futuro. Conte com o Dr. Jonatas Lucena para um serviço de qualidade.

Para saber mais, entre em contato e solicite um orçamento. (11) 2365-9212.

Faça uma consulta online

Com o advento da internet, principalmente a partir de sua popularização nos anos 2010, os crimes cibernéticos tiveram uma alta. Visto isso, é importante contar com profissionais aptos a te auxiliar de acordo com as leis e normas vigentes. Com o objetivo prestar assistência de qualidade e eficiência solicite uma consulta online conosco.

Fale conosco

Veja mais