Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Vazou videos ou fotos intimas na Internet? Sabia como proceder!

Vazou videos ou fotos intimas na Internet? Sabia como proceder!

Com as evoluções nos dispositivos informáticos, evoluem também os chamados crimes cibernéticos ou crimes de Internet. Função já bastante comum em smartphones, é difícil encontrar um celular que não tenha câmera, e, portanto, com o advento desta função surge também um novo crime que podemos chamar vulgarmente de vazamento de fotos e vídeos íntimos que ocorrem sem o consentimento da vítima em questão.

Prática criminosa cada vez mais comum em redes sociais e apps de mensagens instantâneas, a publicação e compartilhamento de conteúdo íntimo de usuários tem feito cada vez mais vítimas com o passar dos anos.

Entretanto, cabe aqui ressaltar que tal ação é considerada ilegal e criminosa, afinal, a internet não é mais uma “terra sem leis” e hoje já temos leis como a lei Carolina Dieckmann (12.737) que prevê uma multa e detenção que pode variar de 3 meses a 1 ano em casos onde ocorra a invasão de dispositivos com o intuito de obter conteúdos íntimos.

Em suma, o Advogado Especialista em Crimes de Internet Dr. Jonatas Lucena comenta que os casos mais comuns de vazamento de vídeos e fotos ocorre em esfera passional, num ato que podemos denominar “revenge porn” (“pornografia de vingança”) , onde a retaliação é feita por um cônjuge que decide expor a intimidade de outra para fins de constrangimento e prejuízo moral.

Em mais preocupante cenário, menores de 18 anos tem sido um dos principais alvos de criminosos numa atitude que pode ser enquadrada e incriminada como pedofilia, tendo pena que varia de 3 a 6 anos de reclusão, além de multas.

Aconteceu comigo. O que fazer?

Você encontrou fotos ou vídeos seus que você não quer que permaneçam expostos? A primeira dica dada pelo Advogado Especialistas em Crimes Digitais Dr. Jonatas Lucena, é procurar imediatamente um advogado especialista na área para que este, através de meios legais, consiga retirar o conteúdo do ar.

Ademais, o Especialista em Crimes de Internet, afirma que além do vídeo ser apagado, é importante solicitar junto ao profissional a quebra de sigilo da rede social ou site onde o conteúdo foi postado. Trabalhando com casos semelhantes há diversos anos, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, obtêm êxito na resolução de casos de crimes virtuais onde se dá o vazamento de vídeos ou fotos íntimas na Internet.