Tecnologia de segurança biométrica dará fim ao uso de senhas

Tecnologia de segurança biométrica dará fim ao uso de senhas

Tecnologia de segurança biométrica dará fim ao uso de senhas.

Com tantos dados pessoais e informações confidenciais que armazenamos em nosso smartphone, é incabível que o deixemos a disposição de qualquer pessoa e, portanto, aplicar senhas de desbloqueio de tela é o primeiro passo fundamental e básico para manter o aparelho seguro.

Tão verdade é isso que cada vez mais as empresas de tecnologia têm investido no aumento da segurança de acesso, buscando alternativas diferenciadas e melhoradas para manter o dono do telefone a salvo de qualquer invasão.

Dentro deste cenário, umas das opções cada vez mais frequentes é o uso da biometria, que identifica unicamente um individuo por meio de suas características físicas ou comportamentais – impressões digitais e oculares e até mesmo o tom de voz.

Segundo levantamento de pesquisa 49% dos brasileiros acreditam que o crescimento da adoção de tecnologias biométricas representará o ponto final na conturbada relação com a necessidade de gerar incontáveis senhas diferentes para se cadastrar em serviços, fazer compras e utilizar serviços online.

Entretanto, apesar da visão otimista dos brasileiros acerca do uso biométrico, o Especialista em Direito e Tecnologia Dr. Jonatas Lucena, acredita ser necessário pesar na balança os prós e contras desta nova tecnologia que promete extinguir de uma vez por todas o uso de senhas.

“De fato, o recurso oferece mais segurança ao usuário, que tem a tranquilidade de saber que apenas suas características garantirão acesso ao aparelho” afirmou o Advogado Especialista em Crimes Cibernéticos.

Além disso, o processo ainda conta com pontos positivos em relação a agilidade de acesso e confiabilidade no uso de serviços financeiros, como apps de acesso à conta bancária e pagamentos online.

No entanto, nem tudo são flores no universo de reconhecimento biométrico. Por mais que as empresas estejam trabalhando duro para deixar o recurso cada vez mais seguro, o Advogado Dr. Jonatas Lucena afirma que ainda é possível achar brechas no uso do sistema.

Tanto no aspecto de reconhecimento por digitais quanto por identificação visual esta tecnologia ainda não totalmente perfeita, o que mostra que esse método de reconhecimento por biometria ainda não suficientemente robusto.

Faça uma Consulta com um de Nossos Advogados Especialistas em Direito Digital

Seja on-line ou presencial, fale com um especialista experiente em litígios na internet!

Contato