Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Tecnologia 5G é uma faca de dois gumesa firma Especialista em Direito Digital

“Tecnologia 5G é uma faca de dois gumes” afirma Especialista em Direito Digital.

O avanço da tecnologia e em especial as redes 5G trouxeram inovações verdadeiramente positivas a atual era digital. Já pudemos ver cirurgias remotas realizados em redes 5G e banda larga com qualidade para garantir o crescimento constante e sustentável da Internet das Coisas (IoT).

O 5G pode oferecer aos cidadãos uma internet incrivelmente rápida que não depende mais de cabos. Porém, Especialista em Direito e Tecnologia, alertam para o fato de que ao se preparar para um futuro temos sempre um cenário disruptivo onde o bem trazido pelas tecnologias, é sempre acompanhado pelo mal.

“Com a inovação, vem a oportunidade de exploração” afirma o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Crimes Cibernéticos. “A forma como nos preparamos para a inovação 5G pode decidir o sucesso ou fracasso da tecnologia que a princípio se mostra positiva em nossas vidas”.

Em realidade, é sabido que os hackers precisam e tem verdadeira paixão por uma dimensão maior de banda larga, afinal, estes criminosos precisam de mais e mais conexões para realizar ataques virtuais. Portanto, o alcance maior da banda larga móvel facilita o movimento de hackers para dentro e fora de uma rede antes de estes serem detectados e desligados.

Somente este fato já é capaz de gerar grande preocupação entre Especialistas em Crimes na internet, afinal estamos aqui tratando da segurança de dados e da necessidade de se aumentar a quantidade de monitoramento de ameaças, que mira o campo da privacidade.

Para Especialista em Direito Digital, a questão precisa ser conscientizada e tema de educação. Estamos indiscutivelmente vivendo uma era prolifica da humanidade em termos de auto publicação e compartilhamentos online, o que em consequência expandiu o número de fraudes na web.

“As pessoas em geral costumam confiar demais na tecnologia, quando não deveriam. A um estigma de que a Internet é um local totalmente seguro, quando não o é de fato” afirma o Advogado Dr. Jonatas Lucena. “Hackers podem facilmente enganar o Wi-Fi, o que torna o roubo de informações pessoais muito fácil, assim como a inserção de vírus e descriptografia de senhas” conclui o Especialista em Crimes de Web.

Em suma, a segurança móvel tem sido uma verdadeira dor de cabeça para profissionais de TI e Especialista em Crimes Cibernéticos, porém o cenário que até agora parece ser calamitoso só tende a piorar já que muitas organizações não têm desenvolvido boas estratégias de defesa móvel.