Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Site da PM possibilita localizar celular através do IMEI

Site da PM possibilita localizar celular através do IMEI

Já imaginou poder localizar o seu celular após um roubo ou assalto de maneira simples e rápida? É isso que o 48º Batalhão de Polícia Militar oferece à população por meio de um site chamado “Celular Seguro”. Lá, você pode cadastrar o IMEI do seu celular e, caso ele seja furtado, a PM irá localizá-lo e recuperá-lo.

Essa iniciativa foi criada por conta do alto índice de roubos e furtos de aparelhos eletrônicos, o principal alvo de pessoas más intencionadas. O site funciona de forma acessível e descomplicada: qualquer pessoa, de qualquer local do Brasil, pode acessá-lo e cadastrar os seus dados pessoais e do telefone, como o IMEI e o modelo do aparelho. Assim, caso o seu celular seja levado, você pode acessar o website novamente e comunicar o ocorrido à PM, que terá os seus dados armazenados e poderão tomar as devidas providências.

O que é o IMEI?

O IMEI (International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”) surgiu com a necessidade do governo de controlar o número crescente de celulares. Ele é, basicamente, um número de identificação global de cada telefone. Isso quer dizer que ele é único, ou seja, não existem dois aparelhos com o mesmo código.

Formado por quatro grupo de número, o IMEI fica armazenado em um banco de dados de Registro de Identidade de Equipamentos (EIR) e pode até mesmo identificar quando, onde e quem está fazendo certa ligação. Isso auxilia na solução de casos criminais que incluem, é claro, roubos e furtos.

Como descubro o meu número do IMEI?

Descobrir qual é o código do seu aparelho eletrônico é muito simples. Ele pode ser facilmente encontrado na caixa do aparelho e, em alguns modelos, até mesmo na parte de trás, perto da bateria.

Caso você não consiga obter por meio dessas técnicas, há uma solução alternativa: ao digitar *#06# no aparelho, o número IMEI aparece na sua tela. O indicado é que você tire um print e anote essa informação em um local seguro. Tenha em mente que esse código pode ajudar na recuperação do seu aparelho caso você seja roubado!