Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Seu Whatsapp foi clonado? Saiba como recuperá-lo!

Seu Whatsapp foi clonado? Saiba como recuperá-lo!

A clonagem do WhatsApp é um crime que pode trazer graves transtornos à vitima, permitindo que ela seja imitada por alguém com más intenções, facilitando, por exemplo, a extorsão de amigos e familiares.

Nos últimos tempos, esta modalidade tem crescido de forma assustadora, tornando-se atualmente um dos crimes mais comuns no Brasil e no mundo. Segundo pesquisas apontaram mais de 8 milhões de brasileiros por este tipo de golpe.

Como Advogado Especialista em Direito Digital e Crimes Virtuais, Dr. Jonatas Lucena comentou que o método de ataque mais comum envolve enganar a vítima de forma que ela forneça ao criminoso o código de autenticação de seu aplicativo de mensagens WhatsApp.

O cibercriminoso cadastra o número em um aparelho, porém o código é enviado por SMS para o celular da vítima, ao qual o golpista não consegue ter acesso. Para resolver este empecilho, o criminoso entra em contato com a vítima para fazer com que ela forneça o código alegando falsos motivos que normalmente tem ligação com questões de segurança.

Tendo acesso ao dado, o WhatsApp é automaticamente bloqueado no celular da vítima e o cibercriminoso passa a ter total controle da conta o que como já havia sido dito pode gerar graves transtornos não somente para a vítima, mas para os contatos que elas possuem, seja no que tange questões financeiras ou de caráter ético.

De acordo com estudo realizado pela PSafe, os principais prejuízos destes ataques abrigam o vazamento de conversas privadas, o envio de links com golpes para os contatos da vítima, a solicitação de dinheiro aos amigos e familiares, a perda da conta do WhatsApp e chantagens.

Com os casos de clonagem fazendo mais vítimas dia após a dia, é importante que as vítimas saibam que é possivel recuperar o acesso ao seu WhatsApp. Como? Veja este tutorial que preparamos para você!

  1. Em primeiro lugar é preciso entrar em contato com a sua operadora para pedir a suspensão temporária da linha telefônica.
  2. Vá pessoalmente a uma loja autorizada de sua empresa de telefonia e apresente os documentos legais do titulas da conta, pedindo a transferência da linha telefônica para um novo chip.
  3. Envie um e-mail para [email protected] com a seguinte frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. Desta forma, a sua conta no WhatsApp permanecerá desativada por 30 dias para que você consiga reativá-la, após este prazo ela é apagada de forma definitiva.
  4. Depois de reativá-la, instale o app do WhatsApp. Nesta etapa será necessário informar o código de verificação em duas etapas. Solicite o código através do SMS
  5. Habilite a autenticação em duas etapas e informe a sua conta de e-mail pessoal para o procedimento de segurança.