Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Segurança e privacidade no futuro das redes móveis: Utopia ou Realidade?

Segurança e privacidade no futuro das redes móveis: Utopia ou Realidade?

Com o advento do 5G na era da Internet das Coisas dentro de grandes empresas, muito se discute sobre a coleta de dados em contraposição a segurança e privacidade. De fato, a futura rede móvel irá afetar de diversas formas o modo como nos comunicamos e como distribuímos e recebemos conteúdos digitais, entre outros diversos aspectos que a primeira vista pode parecer tema de filme futurista.

Entretanto, a integração do 5G com a Internet das Coisas (IoT) se mostra como uma etapa natural de um processo tecnológico que não somente irá potencializar os benefícios da rede móvel, assim como irá possibilitar o uso de dispositivos informáticos que estarão conectados a Internet, enviando e recebendo dados numa onde maçante de informações que poderão determinar perfis e comportamentos dos usuários a medida que os utilizamos em nosso dia a dia.

Em meio a esta coleta de dados, que ferem a privacidade e o uso geral de dados pessoais, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Crimes Cibernéticos e Direito Digital, expressa que apesar de desagradável, a obtenção de informações pode ser tida como útil levando-se em conta que podem ser usadas para prever variações de trânsito, bem como o padrão de consumo de serviços.

“No mercado de ações, na área da saúde e no combate a operações criminosas estas inteligências a princípio futurista já tem mostrado resultados verdadeiramente positivos”, afirma o Especialista em Direito e Tecnologia Dr. Jonatas Lucena.

Entretanto, apesar de apresentar uma faceta verdadeiramente positiva, a coleta de dados levanta dúvidas sobre a segurança e privacidade. Com uma grande discussão gerada entre pesquisadores sobre como manter seguras as comunicações num ambiente de informações massivo e em constante observação, Especialista em Direito Digital crêem fielmente que o uso indevido de dados digitais tem gerado inúmeros prejuízos que chegam a um montante bilionário todos os anos.

Porém, para dar mais luz a um cenário que parece não ter solução, é preciso compreender que com a crescente usabilidade do 5G surge no mercado, em tangência, novas formas de prover segurança à informação. Desde processos de autenticação por biometria, passando por softwares que dificultam ataques, as futuras redes 5G trazem, em consequência ao seu crescimento, grandes avanços tecnológicos na área de segurança.