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'Reclame Aqui' tem causado prejuízo a empresas, devido a comentários infundados e antigos

‘Reclame Aqui’ tem causado prejuízo a empresas, devido a comentários infundados e antigos.

A internet tem modificado radicalmente os hábitos de compras de consumidores e em consequência a esta mudança, o funcionamento das empresas também tem se alterado. Afinal, se antes tínhamos um consumidor que tinha sua decisão tomada no momento da compra, hoje temos consumidores que pesquisam na Internet antes de optarem por um produto ou serviço.

Foi devido a este cenário de mudança do consumidor, que surgiu em 2000 um site brasileiro de reclamações chamado ‘Reclame Aqui’, onde é possível através da plataforma que cliente façam reclamações contra empresas em relação ao atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Em contrapartida, o site de serviço gratuito oferta as empresas a possibilidade de responderem as reclamações feitas por clientes de forma a sanar os maus ocorridos.

Entretanto, o site que ganhou força com o passar dos anos, levanta alguns problemas, que segundo Especialista em Direito e Tecnologia podem impactar negativamente as empresas. Reclamações infundadas e não verídicas e a permanência de reclamações antigas que já foram resolvidas, tem se tornado um problema para as empresas que perdem muitos clientes devido ao site ‘Reclame Aqui’.

Advogado Especialista em Crimes de Internet, o Dr. Jonatas Lucena comenta que em seu escritório o número de reclamações feitas por empresas que já foram e estão sendo prejudicadas pelo site brasileiro tem crescido com constância: “A empresa Reclame Aqui afirma em seus termos que reclamações com mais de três anos de existência seriam excluídas da busca do site, entretanto isto não é verdade. Trabalho com empresas que fazem reclamações constantes contra o site em relação a este problema que impacta negativamente na captação de clientes” comentou o Advogado que há anos trabalha na resolução de casos como o acima dito.

Além do mais, muitas das reclamações são efetuadas sem qualquer base ou relação de consumo e são feitas somente por que a parte reclamadora ouvir falar que a empresa não é o que pessoas próximas a ela esperavam. Para o Especialista em Direito Tecnológico, casos de reclamações como estes são infundados e somente causam prejuízos a empresa em questão.

Contudo, mesmo com a ausência da relação de consumo – obrigatório para a existência de reclamações – o portal Reclame Aqui peca ao aceitar pedidos de moderação feito pela empresa vitima em relação a tais tipos de reclamações. Mesmo cenário duvidoso acontece com usuários “fake” que inserem dados falsos para contato no cadastro.

Neste caso de usuários que põe informações incorretas ao se cadastrar no site, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, comenta que o caso se torna ainda mais dificultoso. Afinal não é possível efetuar qualquer tipo de negociação, estando, portanto, a empresa refém de pessoas que somente tem o objetivo de piorar o status da empresa.

É preciso portanto, uma melhoria e cumprimentos das normas por parte do site Reclame Aqui, que tem por obrigação retirar reclamações infundadas bem como retirar de ar antigas reclamações que já foram resolvidas. Entretanto, por parte daquele que reclama é preciso bom senso e honestidade, afinal reclamações exageradas, ofensivas e não verídicas podem responsabilidade de indenização prevista nos termos da Lei.