Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Quebra de sigilo no WhatsApp: Como proceder?

Quebra de sigilo no WhatsApp: Como proceder?

O aplicativo de mensagens instantâneas para celulares, o WhatsApp é utilizado mundo afora por bilhões de usuários devido a sua praticidade na troca de mensagens em tempo real e a possibilidade de suas funções de envio de imagens, documentos e vídeos, entre outros arquivos. Basta apenas que o usuário do smartphone tenha conexão com wi-fi ou um pacote de rede móvel para que a utilização do app seja feita.

Entretanto, assim como outras diversas plataformas digitais, o WhatsApp também vem se mostrando uma tecnologia em suma disruptiva. Afinal, se por um lado temos as vantagens intrínsecas ao app, por outro, muitas pessoas se utilizam do app de mensagens para praticar ações ilegais.

Portanto, por melhor e mais prática que seja a utilização do WhatsApp para manter conversa com conhecidos, este app não foge ao padrão de ameaças cibernéticas que tanto vemos em notícias nos últimos tempos. De invasões a conversas privadas feitas por hackers, diversos são os crimes que podem ser cometidos na plataforma de mensagens instantâneas.

De fácil observação, basta uma simples pesquisa no Google para atestar que muitos são os usuários que já foram prejudicados por terceiros no aplicativo WhatsApp. Seja em forma de xingamentos, práticas de bullying, ofensas contra raça, religião, nacionalidade, ainda existem aqueles que disseminam fotos e vídeos íntimos de terceiros.

É devido a este cenário de inúmeras ações ilegais cometidas por usuários do app, que nos últimos anos temos visto uma verdadeira corrida por conta da Justiça Brasileira no que tange a determinação de quebra de sigilo do WhatsApp em determinados casos.

Apesar da crença de impunidade em ambientes digitais, é importante frisar que diversas condutas ilegais ocorridas por meio do WhatsApp já são respaldadas por leis e as punições podem certamente chegar até os criminosos, podendo estar o mesmo subjugado a indenizações no que tange os danos morais.

Em suma, o uso inapropriado do WhatsApp pode, quando praticado de forma criminosa causar inúmeros danos a vida das vítimas, seja em aspectos de honra ou mesmo financeiro. Portanto, ao sofrer ataques através do WhatsApp é importante estar ciente de que você pode a qualquer momento contratar serviços de advocacia para requerer a quebra de sigilo do WhatsApp.

Lidando frequentemente com variados casos em ambiente digital, o Advogado Especialista em WhatsApp e Quebra de Sigilo, Dr. Jonatas Lucena soluciona crimes das mais variadas gravidades, obtendo êxito na quebra de sigilo do aplicativo, a fim de se chegar aos criminosos virtuais.

Podendo a vítima, após a descoberta da identidade do ofensor, processá-lo tanto na esfera Cível – Indenizatória, quanto na esfera Penal, imputando as práticas dos crimes contra a honra.

Por isso, quando for vítima de ofensas em âmbito digital, procure por Advogado Especialista Direito Digital, assim o profissional conseguirá trabalhar da maneira correta, auxiliando o cliente nestes casos.