Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Quebra de sigilo nas redes sociais - O que é e como funciona?

Quebra de sigilo nas redes sociais – O que é e como funciona?

O que é quebra de sigilo?

Ação que ocorre quando se é dado a prática de um crime informático, a quebra de sigilo nas redes sociais pode ser definida de maneira vulgar como a quebra de dados de conexão. Ou seja, esta prática se dá quando a empresa provedora de Internet disponibiliza informações pertinentes para a resolução de práticas criminais em ambiente virtual, podendo este ambiente ir além das redes sociais, inserindo-se a este quadro os e-mails, apps de mensagens, contas bancárias, entre outros locais onde é possível a comunicação, transferência ou publicação de informações.

Em mais, cabe mencionar que a quebra de sigilo em redes socias só pode ser realizada em situações no qual os crimes aconteceram enquanto, tanto vítima quando criminoso acessavam a rede em questão. Portanto, podemos enquadrar neste cenário, crimes no que tange ofensivas como calúnia, difamação e injúria e até mesmo a publicação de fotos, vídeos e posts em redes sociais que tem o intuito de ferir a moral ou psicológico de terceiros.

Como Funciona?

Vítimas de crimes em ambiente digital, devem em buscarem por um Advogado Especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, assim como o Dr. Jonatas Lucena, que lhe ajudará na tomada de decisões durante a abertura do processo.

De início, cabe postular que em casos de ofensas em redes sociais, que é ingressado com Ação Judicial onde é solicitado os dados de conexão de determinado usuário à empresa provedora de conteúdo, depois, munido destes dados são solicitadas informações relacionadas ao ofensor para uma empresa provedora de conexão, chegando-se assim na identidade da pessoa que proferiu as ofensas.

Especialista em Direito Digital, o Advogado Dr. Jonatas Lucena já trabalha há anos na resolução de casos como este. Por isso, se você for vítima de um crime digital não hesite em procurar auxílio de um Advogado Especialista em Crimes de Internet.