Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

O que é a Deep Web?

O que é a Deep Web ?

Deep Web é o nome que se dá a camada da Internet que não pode ser acessada através de mecanismos de busca comuns, o termo “Deep Web” refere-se a camada mais profunda e assustadora da Internet no qual poucos usuários já navegaram.

Entretanto, esta “internet invisível” ficou muito conhecida no Brasil após o caso do massacre de Suzano, onde dois jovens invadiram uma escola, mataram oito pessoas e depois cometeram suicídio.

Afinal, segundo indícios relevados pela polícia, os assassinos teriam recebido apoio e dicas de um grupo extremista que se comunicava através de um fórum abrigado na Deep Web desde 2013.

Portanto, para aqueles que pensavam que a Internet se resume àquilo que podemos acessar através de buscadores, sinto muito desapontá-lo, mas esta ideia é totalmente errada. Pois, a Internet pela qual navegamos no nosso dia a dia somente compreende uma minúscula parte do que esta rede mundial de computadores realmente representa.

A ponta do Iceberg:

A Internet tal qual a maioria de nós conhecemos, pode ser chamada de Surface Web, afinal, ela abriga apenas os sites pelos quais nós costumamos “surfar”, ou seja, uma porção muito pequena do que a grande rede realmente é.

Já o resto desta grande massa gelo, a que se encontra submersa, corresponde à Deep Web, que exige métodos bastante específicos para ser acessado e que é capaz de proporcionar um certo grau de anonimato ao internauta.

Em relação ao seu tamanho, Especialistas em Crimes Virtuais acreditam a Deep Web trata-se de algo 500 vezes maior que a Surface Web. Portanto, entende-se que a Internet pela qual navegamos representaria apenas 4% de todo o conteúdo já produzido na Internet.

Deep Web X Dark Web.

Camada de sites que fica abaixo da Surface Web, a Deep Web não compreende o fim do iceberg, pois abaixo dela temos ainda camada que pode ser denominada “Dark Web”. Mas afinal, qual a diferença entre as duas?

Segundo explicou o Dr. Jonatas Lucena – Advogado Especialista em Crimes Virtuais -, em geral, a Deep Web costuma abrigar sites e páginas que não são indexados por motores de buscas como o Google e não necessariamente referem-se a conteúdos ilegais. Por sua vez, é na Dark Web que as coisas começam a ficar realmente assustadoras.

Camada mais profunda da Internet, a Dark Web compreende uma pequena parcela da gigantesca Deep Web. E é nesta camada mais sinistra que encontramos sites e redes – também não indexados – voltados para práticas criminosas, de todo o tipo e teor de crueldade que pudemos imaginar.

De tráfico de drogas, exploração infantil, serviços de assassino de aluguel e vídeos de torturas, muitos são os crimes hediondos abrigados nesta camada ainda mais invisível da Internet.

Quais são os usos e finalidades da Deep Web.

O uso da Deep Web é bastante variado. Podendo ser utilizado por pessoas e instituições que usam esta rede para compartilhar e hospedar arquivos sigilosos e que não podem estar disponíveis na Internet “tradicional”. No entanto, o anonimato também proporciona a proliferação de muitos crimes sobre os quais ja citamos.