Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

O meu celular me espiona?

O meu celular me espiona?

Imagine a seguinte situação: você está conversando com um amigo sobre uma viagem à Buenos Aires. Embora o seu celular não esteja sendo utilizado naquele momento, ele com certeza está por perto. Após algumas horas, você começa a receber diversas propagandas de turismo que falam sobre os melhores passeios para se fazer na Argentina. Isso é uma coincidência, ou o seu aparelho estava escutando o seu diálogo? É muito provável que a segunda opção seja a correta!

O Reddit, um dos maiores fóruns da internet, reúne diversas histórias reais semelhantes a que foi contada acima. Isso, além de causar certo pânico entre as pessoas, também nos faz questionar o avanço tecnológico e como isso pode invadir a nossa privacidade.

O lado negro da tecnologia

Celulares, notebooks, tablets: quando citamos esses aparelhos eletrônicos, só pensamos no seu lado bom, em como eles facilitam as nossas vidas e nos conectam ao mundo todo. Todavia, devemos estar cientes de que tudo isso vem com um custo.

A melhor maneira de evitar ser vítima de um crime digital é ficando muito atento aos sites acessados e às informações pessoais que você divulga na internet. Embora grandes empresas, como o Google e o Facebook, neguem nos espionar por meio de recursos de voz para os seus próprios ganhos, é interessante evitar falar sobre assuntos muito pessoais perto dos produtos que foram citados acima.

Proteja os seus aparelhos

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, surpreendeu ao postar uma foto em que, no fundo, podemos ver o seu notebook. O problema, é claro, não é o equipamento aparecer na foto, e sim o seu microfone e câmera estarem tampados com adesivos. Esse fato gerou uma discussão muito grande na internet e nos deixa com o questionamento: devemos fazer o mesmo?

É claro que isso não é viável de ser realizado com todos os nossos aparelhos eletrônicos. Celulares, por exemplo, tornam essa tarefa muito difícil. Contudo, devemos tomar as medidas necessárias na medida do possível. Por isso, não navegue por sites estranhos, não clique em propagandas suspeitas, e evite discutir certos tópicos perto destes produtos. Nós nunca sabemos quem pode estar escutando.