Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

O lado obscuro da Web: Especialista em Crimes Virtuais fala sobre a pedofilia

O lado negro da Web: Especialista em Crimes Virtuais fala sobre a pedofilia infantil.

É indiscutível que a Internet modificou a forma de comunicação trazendo diversas vantagens. Entretanto, o uso do computador nos dias atuais possui uma característica ambígua que de um lado se constitui como um beneficiador e de outro se apresenta com um lado sombrio que cria complexos para o ramo jurídico.

Em relação a exploração sexual de crianças e adolescentes, o que antes da Internet já tínhamos como fato presente, se intensificou drasticamente com o uso cada vez mais constante da tecnologia virtual.

Utilizada por muitos pedófilos para fins de realização sexual, a comercialização de fotos e vídeos envolvendo menores de idades tem criado um mercado comercializador de fato bizarro, onde estima-se que vídeos de crianças já tenham lucrado aos criminosos cerca de 60 milhões de dólares.

Antes de adentrar a questão pelo lado do ramo jurídico, faz-se necessário definir em primeiro lugar o que é de fato a pedofilia. Para o Advogado Especialista em Crimes Cibernéticos, Dr. Jonatas Lucena, a pedofilia é um distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente um desejo compulsivo homossexual ou heterossexual por crianças e pré-adolescentes.

“Em geral este distúrbio ocorre em casos de homens e mulheres de personalidade tímida, que se sentem impotentes e incapazes de obter satisfação sexual com outros adultos. Geralmente são portadores de distúrbios emocionais que dificultam uma relação sexual saudável” comentou o Especialista em Direito e Tecnologia.

Advogado Especialista em Crimes de Web, Dr. Jonatas Lucena comenta que este crime está previsto do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que prevê penas para quem é flagrado com conteúdo que envolve a exploração de menores de idade.

Em síntese, podemos observar que estamos diante de um enorme desafio onde não devemos ser meros espectadores diante deste problema que põe em risco a juventude de nosso país.