Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Novo malware é capaz de espionar e gravar o que você faz em smartphone Android

Novo malware é capaz de espionar e gravar o que você faz em smartphone Android.

Conhecido por especialista em segurança digital como Monokle, o novo malware criado por hackers russos para invadir aparelhos Androids é equipado com recursos que permitem vigiar indivíduos selecionados sem que os mesmos tenham ciência.

Além de utilizar diversas ferramentas intrusivas, como a funcionalidade trojan de acesso remoto, o novo malware também utiliza técnicas avançadas de filtração de dados e tem a capacidade de modificar documentos confiáveis. Ademais, o Monokle é capaz de controlar apps tendo como objetivo escutar e comandar chamadas telefônicas e demais áudios.

Segundo o Especialista em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, embora o malware esteja presente atualmente somente em dispositivos Androids, estudos já apontaram que o novo vírus está sendo desenvolvido para funcionar em uma versão iOS, o que sugere que o grupo de hackers visam focar o malware para iPhones num futuro próximo.

O software malicioso que tem seu nascimento marcado no ano de 2016, acredita-se já ter feito inúmeras vítimas, entretanto, fatores numéricos ainda não foram levantados e a forma como este vírus é distribuído ainda não é incerto.

“Algumas amostras do malware demonstram que a mesma é construída em torno de versões trojanizadas de aplicativos reais, tendo a mesma aparência e funcionalidade” explica o Advogado Dr. Jonatas Lucena que acredita que o desempenho na entrega fica por conta do golpe conhecido como Phishing.