Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Morte de Youtuber com acidente em patinete elétrico faz alerta para a segurança

Morte de Youtuber com acidente em patinete elétrico faz alerta para a segurança.

A morte de uma conhecida Youtuber americana na sexta-feira, 12/07/2019, reacendeu entre Especialistas em Direito e Tecnologia a polêmica em questão da segurança das patinetes elétricas como meio de transporte alternativo. Entretanto, apesar de poucos casos fatais em repercussão, especialistas alertam para os riscos da alta velocidade e da não utilização de capacete.

O Advogado Especialista em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, lembra que veículos de duas rodas apenas, como bicicletas, motos e patinetes, obviamente põe os condutores numa situação mais vulnerável, pois, diferente de outros veículos, não há proteção para casos de impactos.

Entrando em cenário físico de explicação, quanto maior a combinação peso e velocidade, mais grave poderá ser o acidente. E, portanto, é ai que mora o perigo, afinal o patinete é o veículo mais vulnerável de acordo com especialistas.

Capaz de atingir uma velocidade de 30 km/h o patinete elétrico possui uma capacidade capaz de causar danos graves ao crânio e até mesmo levar a morte como aconteceu em caso mais recente nos Estados Unidos.

Entretanto, Especialistas em Segurança também destacam que determinados tipos de capacete também podem influenciar no nível de segurança que o usuário do transporte terá.

É importante frisar, que o equipamento de segurança deve, além de proteger o crânio, proteger também a face do condutor, afinal traumatismo facial também existe. Portanto, chega-se a conclusão que apenas usar a proteção parcial, deixando o rosto exposto não basta!

“No Brasil e no mundo a regulamentação do uso de patinetes elétricos caminha a passos muito lentos” afirma o Advogado Dr. Jonatas Lucena. Aqui, alguns Projetos de Lei têm sido apresentados a fim de tornar obrigatório o uso de capacetes, acima de tudo. Entretanto, ainda assim a questão parece não ser levada muito a sério e o avanço parece não acontecer.