Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Milhões de usuários cairam no golpe do app falso de 'atualização da Samsung'

Milhões de usuários cairam no golpe do app falso de “atualização da Samsung”

Sabemos que não são incomuns os relatos de apps disponiveis na Google Play Store que inganam usuários de dispositivos movéis. Casos recentes de milhares de usuários que fizeram downloads de apps infectados com malware ainda nem esfriaram e os hackers já estavam fazendo novas vitímas com a criação de novos apps maliciosos.

Agora, um novo aplicativo desenvolvidos por estes cybercriminosos foi a mais recente descoberta que já afetou muito mais pessoas do que o ‘antigo’ caso citado acima.

O app, que recebeu o nome de “Atualização da Samsung”, prometia atualizações de firmware do Android para os aparelhos da marca que, obviamente, não acontecia. O Especialista em Crimes Cibernéticos Dr. Jonatas Lucena explica o funcionamento do golpe: “Depois de instalar o aplicativo, os usuários eram direcionada a uma página de anúncios que cobrava dinheiro para fazer o download do update”.

Estima-se que cerca de 10 milhões de usuários do dispositivo móvel android baixaram o aplicativo malicioso infectado por malware.

Infelizmente, o aplicativo ainda se encontra ativo na Play Store e por isto é importante alertar o maior número de pessoas. Especialista em Segurança Tecnológica afirmam já terem entrado em contato com o Google para derrubar o app criminoso. Entretanto, aparentemente, ainda não se obteve nenhuma resposta sobre o pedido.

Especialista em Direito e Tecnologia, o Advogado Dr. Jonatas Lucena ainda observou que o app, além de mostrar anúncios, ainda oferece uma assinatura anual para o download das atualizações da Samsung pelo valor de R$153. No entanto, obviamente, o pagamento não é processado pelo Google Play e os usuários devem simplesmente colocar seu número de cartão de crédito no app e confiar que ele será usado para o objetivo anunciado.

“Vários apps semelhantes a este podem não apenas rouba seu dinheiro, mas também colocar sua privacidade em risco ao coletar seu dados” diz o Advogado Dr. Jonatas Lucena. “Esta situação mostra que o Google deve intensificar seu policiamento no Google Play para que casos como esse deixem de acontecer” conclui o Especialista em Crimes Virtuais.