Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Inteligência Artificial se supera e bate recordes de compreensão de texto

Inteligência Artificial se supera e bate recordes de compreensão de texto.

Desenvolvido pelo grupo Alibaba cujos negócios são baseados em e-commerce, um programa de Inteligência Artificial (IA) surpreendeu a todo neste último mês depois que o programa inteligente obteve uma pontuação até então nunca alcançada em um teste de compreensão de leitura, onde pode ser observado o avanço das máquinas no que diz respeito ao processamento de texto e fala.

Testado pelo conjunto de dados Microsoft Machine Reading Comprehension (MS Marco) – teste desafiador para compreensão de leitura da IA – o modelo tecnológico da empresa privada Alibaba não somente superou-se em parâmetros de recorde, assim como também superou as pontuações humanas até então tidas como as mais altas.

Tecnologia inteligente desenvolvida por cientista do programa de pesquisa global da Alibaba, o programa de Inteligência Artificial obteve uma pontuação de 0,54 contra a pontuação humana de 0,539 na tarefa de responder perguntas do MS Marco que avalia a capacidade de uma máquina usar a linguagem natural, ou seja, a linguagem pela qual os humanos se comunicam.

Entretanto, a tecnologia desenvolvida pelo Alibaba que a princípio pode parecer algo de extremo futuro, demorou certo tempo para chegar ao seu objetivo. Para bater recordes de pontuação, o programa teve de ser muito bem elaborado, uma vez que a necessidade de extensa pesquisa na Web para responder as perguntas que foram feitas foi necessário a máquina.

Para o Especialista em Direito e Tecnologia Dr. Jonatas Lucena, à crescente popularidade de tecnologias inteligentes tem evoluído a capacidade destas mesmas, transformando-as em figuras importantes para o desenvolvimento humano no que tangem, possivelmente, todos os aspectos de nossas vidas.

Utilizando perguntas e respostas realistas durante o teste de compreensão de leitura e fala da MS Marco, é claro que o objetivo dos desenvolvedores de Inteligência Artificial busca melhorar os seus sistemas para que possam responder perguntas mais complexas com clareza e de modo mais natural possível.

Com uma melhor compreensão da linguagem, o Advogado Especialista em Direito Digital Dr. Jonatas Lucena comenta que a empresa Alibaba poderá melhorar os chatbots e assistentes virtuais que oferecem suporte a varejistas e clientes que fazem compra na plataforma de e-commerce.

Porém, embora o programa inteligente tenha se saído muito bem no texto, isto não significa dizer que o algoritmo oferece melhor compreensão de leitura que humanos. De fato, ainda há uma longa jornada a fim de que se chegue no objetivo de que as máquinas usem a linguagem tão naturalmente quanto os humanos.