Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Inteligência Artificial da Amazon oferece orientação médica confiável no Reino Unido.

Inteligência Artificial da Amazon oferece orientação médica confiável no Reino Unido.

Com a evolução constante dos sistemas tecnológicos inteligentes é possível vermos a inserção de tais tecnologias cada vez mais envolvidas no cotidiano da sociedade. Robôs criados com o intuito de dar assistência pessoal tem se mostrado cada vez mais comuns, como é o caso da Alexa, da empresa Amazon.

Capaz de formular relatórios especializados sobre a saúde de pacientes, o dispositivo inteligente denominado Alexa se mostra como uma das mais novas tecnologias de uma era de revolução digital. Criada a partir da parceria entre o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido e a gigantesca Amazon, a tecnologia inteligente já está disponível para usuários a partir desta semana, segundo comunicado do governo britânico.

Entretanto, o Advogado Especialista em Direito Digital Dr. Jonatas Lucena, considera importante ressaltar que a tecnologia Alexa não será capaz de sozinha, diagnosticar o estado de saúde de uma pessoa ou até mesmo alerta emergências médicas. Porém, com a evolução de tamanha tecnologia, é possível que um usuário solicite informações sobre saúde e orientação médica através do site do NHS.

Feita uma análise detalhada, a tecnologia inteligente é capaz de oferecer conselhos médicos certificados. Coisa que anteriormente, o dispositivo não era capaz de fazer, pois fornecia informações de saúde com base em diversas repostas populares encontradas na web. Em tal cenário revolucionário do assistente pessoas, é possível observarmos que a Alexa se tornou mais confiável.

Sobre as vantagens intrínsecas ao avanço tecnológico do dispositivo, o Advogado Dr. Jonatas Lucena menciona que a tecnologia inteligente pode ser capaz de reduzir a demanda no NHS, além de se mostrar benéfica para pacientes mais vulneráveis, como idosos e deficientes visuais, que, em geral, tem dificuldade para acessar a Internet por meio tradicional.

Ainda sobre o dispositivo, a Secretária da Saúde da Inglaterra, afirma que entre os principais objetivos estão o incentivo ao cidadão que passa a ter maior controle sobre seus cuidados de saúde, além de reduzir a pressão de trabalho sobre médicos e farmacêuticos.

Porém, em contrapartida, Especialista em Direito e Tecnologia preocupam-se com a privacidade dos cidadãos, uma vez que questões sobre a proteção de dados passam a ser questionadas. Entretanto, segundo a Amazon – multinacional de comércio online – todos os dados têm garantia de criptografia e sigilo.