Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Ideia de que a rede 5G é prejudicial à saúde não tem comprovação científica

Ideia de que a rede 5G é prejudicial à saúde não tem comprovação científica

Nas últimas semanas muito tem se discutido acerca da rede 5G e seus malefícios para a saúde de usuários. Tal foi a repercussão desta afirmação, que no dia 17 de julho, foi-se apresentado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina um projeto que visava proibir testes e instalações de antenas 5G no Brasil.

Entretanto, a alegação feita pelo deputado Marcius Machado (PR) que se utilizou de um vídeo no YouTube para provar o valor de sua assertiva não pode ser comprovada por quaisquer evidências ou fatos científicos, entendendo-se, portanto, que o 5G não é prejudicial aos seres vivos.

Em conversa, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito Digital, comentou o caso: “é comum que as pessoas tenham receio em relação a radiação, porém é preciso que as pessoas também se preocupem com as fakes news, que são hoje um dos grandes problemas do campo digital. Estas falsas notícias têm incentivado muitas ideias e projetos”.

A chegada da rede 5G ao mundo e mais recentemente ao território brasileiro é um evento inegavelmente grande e que tem crescido de maneira exponencial em curto prazo, portanto, neste sentido é preciso que se combata a desinformação a fim de tornar a implementação desta tecnologia mais fácil.

Afinal, tal tecnologia a princípio só parece oferecer vantagens inúmeras para a população, o que fortifica sua implementação como um avanço otimista. Entre, diversas vantagens da rede 5G, podemos citar:

  • Maior velocidade – A velocidade do 4G – tecnologia disponível atualmente – é de 1 Gbps por segundo. A nova rede, por sua vez, tem um potencial máximo capaz de oferecer uma velocidade de 20 Gbps por segundo. O que na prática significa dizer que baixar músicas, apps, filmes e demais arquivos será muito mais rápido.
  • Economia de bateria – além da vantagem em relação a velocidade, fabricantes prometem que a rede 5G será mais eficiente em relação ao consumo de bateria
  • Cobertura – A infraestrutura 5G permitirá que mais aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo, tendo ainda por cima maior potência.