Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

HTTPS: segurança redobrada em sua navegação na Internet. Entenda!

HTTPS: segurança redobrada em sua navegação na Internet. Entenda!

Na Internet, a segurança é uma prioridade básica para desenvolvedores e usuários. Entretanto, para que tal característica se faça presente é preciso primeiro garantir a integridade dos dados que circulam por esta rede global. Por este motivo, neste artigo trazemos uma breve explicação do que é o chamado HTTPS e como ele ajuda na proteção daquilo que circula na web.

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a tecnologia de segurança da qual pretendemos aqui tratar advêm da evolução da HTTP que é utilizado em sites e serviços online para envio de dados e informações.

É por meio deste protocolo, que praticamente tudo com o que interagimos na web chega ao nosso computador, da mesma maneira que esta mesma tecnologia é responsável por enviar dados de retorno para o servidor.

O que é HTTPS?

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é o protocolo base da World Wide Web (WWW). É ele o responsável por enviar e receber pacotes de informações entre nossos computadores e os servidores. Entretanto, este protocolo em seu estado natural não oferece garantias de segurança e por isso, foi-se desenvolvido um protocolo melhorado.

Segundo explicação do Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito Digital, por meio do HTTPS todas as informações que circulam entre a máquina do usuário e o servidor são criptografadas. Ou seja, mesmo que interceptadas por hackers, estas informações serão ilegíveis, o que confere uma camada extra de proteção.

Os benefícios do HTTPS.

  • Mais segurança – O principal beneficio deste protocolo de fato se deve a segurança, afinal, o HTTPS é responsável por criptografar todas as informações que circulam pela web.
  • Mais confiança – Do ponto de vista do usuário, o HTTPS é uma forma de gerar mais confiança, afinal, ele poderá ter a certeza de que suas informações estão protegidas e longe dos olhos de hackers.
  • Melhora em SEO – Para decidir quais sites estarão no topo de mecanismos de pesquisa, sites como o Google levam diversos fatores em conta. Entre eles, podemos mencionar a qualidade geral do conteúdo, a facilidade de leitura e o uso de HTTPS.