Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Funções de segurança do Telegram para manter suas conversas distante de invasores

Funções de segurança do Telegram para manter suas conversas distante de invasores.

Nas últimas semanas surgiu uma polêmica no Brasil que envolvia o aplicativo de mensagens instantâneas Telegram. Considerado por muitos como mais seguro que o WhatsApp, o aplicativo de mensagens em tese teria apresentado falhas em sua proteção e segurança após o ex juiz Sergio Moro ter tido suas conversas através do Telegram vazadas.

Obviamente de nada adianta utilizar aplicativos que você considera mais seguro, se algumas funções não forem habilitas no app instalado em seu dispositivo. Portanto, neste artigo o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Crimes Cibernéticos, comentou algumas funções do Telegram que podem assegurar a privacidade de suas conversas!

  • Senha de Bloqueio.

Motivo pelo qual muitos consideram o Telegram mais seguro do que o Whatsapp, se deve a ao recurso que o app Telegram possui a fim de que ele não seja acessado sem uma senha ou digital cadastrada no sistema.

Entretanto, este recurso fica restrito somente ao aparelho, o que significa dizer que ao tentar acessar o Telegram pelo computador por exemplo, esta senha não será usada.

  • Verificação dupla.

Recurso diferenciado a verificação em duas etapas do Telegram funciona como uma senha que é solicitada quando o login é feito em outra máquina. Além da senha definida, o Telegram envia um SMS para a conta acessada com um código que libera a entrada do app em outros dispositivos.

  • Secret Chat.

Recurso mais seguro do Telegram, o chat secreto se difere da conversa tradicional por ser mais segura, pois todo o conteúdo deste chat é permanentemente apagado após a conversa ser encerrada.

Além disso, o chat secreto também conta com características a mais como criptografia, a segurança da conversa não ser salva em nenhum servidor, encaminhamento desativado e a segurança contra capturas de tela.

  • Encerrar sessões.

Assim como no WhatsApp e em outros serviços, o Telegram ao ser aberto em outro celular ou computador acaba ficando com uma sessão aberta. O que na prática significa dizer que caso você não tenha adotado nenhum mecanismo de segurança, qualquer pessoa que tenha acesso à máquina, consegue acessar sua conta; entretanto, é possível encerrar a sessão em outros dispositivos pelo seu próprio celular!

  • Delete.

O Telegram, assim como o Whatsapp mantém um histórico de conversas e sua lista de contatos recentes que podem ser facilmente acessados por meio de outros dispositivos. Entretanto, é possível apagar rastros com duas opções: Limpa histórica (apaga as mensagens, mas mantém os contatos) ou Apagar conversa (apagar as mensagens e também remove o contato de sua lista de conversas).