Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Especialista em Direito Tecnológico fala sobre a impunidade para Crimes Virtuais

Especialista em Direito Tecnológico fala sobre a impunidade para Crimes Virtuais

Nos tempos atuais, a Internet se tornou indispensável para a grande maioria da população, afinal atraves desta inovação tecnológica é possivel realizar pesquisas, estudar, trocar mensagens entre amigos e conhecidos de maneira instântanea e até mesmo trabalhar. Entretanto, apesar da Internet apresentar um lado muito positivo, apresenta também um lado negativo onde criminosos tem se utilizado da tecnologia para práticas delituosas.

Para Especialista em Crimes de Internet do ramo jurídico, os delitos praticados de maneira online tem se constituido como um grande problema, pois há uma ausência quase total de punibilidade, uma vez que a criminalidade virtual avançou mais rapidamente do que a legislação e as técnicas para se chegar ao autor do crime.

Para o Advogado Especialista em Crimes Cibernéticos Dr. Jonatas Lucena, os crimes cometidos através da Internet tem se mostrado muito corriqueiros no Brasil, porém infelizmente a lentidão no Pode Legislativo em tipificar esta modalidade criminosa vem criando um clima de terra sem leis na Internet, que garante uma maior segurança aos maus intencionados, uma vez que o clima de impunidade é verdadeiro.

São diversos os crimes virtuais que em geral utilizam-se da mesma metodologia de crimes ja conhecidos. Em realidade a técnica empregada se diferente em alguns pontos, entretanto o fim que se pretende é o mesmo das condutas criminosas já tipificadas pelo ordenamento jurídico penal.

As intenções dos criminosos segundo o Especialista em Crimes Virtuais são inúmeras: a intenção pode ser ludibriar uma pessoa a fim de obter vantagem financeira; enganar as vítimas com o intuito de furtar dados pessoais com o intuito de utiliza-las em proveito próprio; existem ainda casos de crimes que tem por finalidade demonstrar a fragilidade de sistemas, com casos de invasões em páginas de órgãos oficiais e muitos outros crimes que ainda nem foram descobertos.

Para Especialistas em Direito e Tecnologia é necessário, e com certa urgência, que a legislação pátria seja reformulada de maneira a adequar-se a nova tendência mundial de forma a catalogar os crimes virtuais como práticas verdadeiramente criminosas.

O Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Crimes Virtuais, conclui que é de real necessidade uma imediata tipificação em nosso ordenamento jurídico, de condutas criminosas praticadas por meio da Internet, uma vez que o Brasil está entre os dez países que mais utilizam a Internet.

“Em aspectos jurídicos estamos muito atrasados e é necessário que nos igualemos aos países que já possuem legislação especifica para crimes virtuais” afirma o Advogado especializado em Direito Tecnológico.