Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Especialista em Direito Digital fala sobre segurança em apps de mensagens e redes sociais

Especialista em Direito Digital fala sobre segurança em apps de mensagens e redes sociais.

Quando entramos no site de uma rede social ou utilizamos um aplicativo destinado a mensagens, deixamos de pensar na liberdade intrínseca por detrás da Internet e passamos a fazer parte de um ambiente digital que é controlado por terceiros.

De fato, comunidades online a trocas de mensagem não são novidades e existem quase que ao mesmo passo em que as pessoas passam a usar a Internet. Entretanto, com o tempo esta tecnologia tem evoluído bastante e hoje os apps de mensagem e redes sociais já permite que compartilhemos textos, imagens, arquivos e até mesmo informações sobre nossa localização e demais dados que podem pôr em risco nossa segurança.

Embora estas ferramentas sejam muito úteis e ajudem a facilitar a interação social de maneira online, ao utilizarmos você pode estar pondo em risco suas informações pessoais que podem chegar a mão de usuários mal intencionados, afinal, não são somente nossos conhecidos de segurança que podem ter acesso a nossas postagens.

Os cuidados com seus dados e sua privacidade.

Especialista em Direito Digital, o Advogado Dr. Jonatas Lucena trabalha há anos na resolução de casos intrínsecos a crimes cibernéticos e neste artigo traz algumas dicas que podem assegurar sua privacidade e segurança no uso de redes sociais e apps de mensagens, em principal se você trabalha com informações mais sensíveis;

Em primeiro lugar, segundo o Especialista, é preciso que entendamos que todos estamos vulneráveis aos perigos e por isso, precisamos sempre ser extremamente cuidadosos com nossas informações que nós mesmo revelamos a terceiros.

Por isso, antes de usar qualquer app ou rede social, Lucena comenta sobre a importância de que os usuários entendam como esse tipo de ferramenta os torna vulnerável. Ademais, certas medidas são necessárias para que você possa se proteger e proteger as pessoas com quem você se relaciona.

  • Sempre utilize senhas seguras e compridas para acessar seus apps de mensagens e redes sociais. Além disso, é importante alterar sua senha com regularidade.
  • Tenha cuidado ao acessar a sua conta em espaços públicos e jamais esqueça de excluir a sua senha e histórico de navegação ao usar uma máquina pública.
  • Acesse site de redes sociais usando https para proteger seu nome de usuário, senhas e demais informações. Afinal, o uso de https ao invés de http adiciona uma camada extra de proteção.