Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Especialista em Direito Digital explica o que fazer ao ser ofendido no Facebook.

Advogado Especialista em Direito Digital explica o que fazer ao ser ofendido no Facebook

Você já recebeu alguma mensagem anônima no Facebook em que você foi atacado e moralmente ofendido?

Ou então publicaram fotos suas sem o seu consentimento, ou postaram algo indevido ao seu respeito?

Se você for denunciar os ataques, o primeiro passo é dar um printscreen, e gerar PDF da página relacionado ao perfil e a ofensa.

Por quê?

O "Printscreen" e o PDF serão provas de que o fato realmente ocorreu. Esse meio de "congelar" todo o conteúdo que caiu na rede social, prejudicando uma pessoa.

Outra dica importante, segundo o Advogado Especialista em Crimes Virtuais, Dr. Jonatas Lucena, é copiar a URL grandona do perfil e da postagem, isso pode ser de extrema valia no momento de identificar quem se esconde atrás de um perfil fake.

* Como proceder ao ser vítima de ofensas no Facebook?

Muitas pessoas simplesmente encerram suas contas no Facebook quando sofrem algum tipo de calúnia, injúria ou difamação por meio da rede social.

Muito se sabe que a internet, é utilizada de forma indevida como arma de vingança e até mesmo como ferramenta de extorsão de pessoas.

"Do contrário do que pensam os 'haters', a internet não é mundo livre de regras jurídicas, onde as pessoas possam fazer o que "bem entenderem", sem enfrentar as consequências de seus atos." Explica o Advogado Especialista em Injúria na Internet, Dr. Jonatas Lucena.

Primeiramente, qualquer ato ilegal praticado contra alguém na internet pode gerar consequências jurídicas e geram a oportunidade de se cobrar pela sua reparação. Ou seja, as pessoas podem ser (e muitas vezes serão) responsabilizadas pelos seus atos na internet e nas redes sociais como o Facebook.

"Resumindo, existe uma responsabilização das pessoas por atos praticados no Facebook (ou qualquer outra rede social) é idêntica a praticada na vida real, no mundo fora das telas." Conta o Advogado especialista em Direito Digital.

Sendo assim, caso você esteja recebendo mensagens agressivas, com expressões de baixo calão, ofensas, palavrões ou for alvo de calúnia e difamação em sua página ou perfil do Facebook saiba que é possível ajuizar uma ação de indenização por danos materiais e morais contra o ofensor.

Saiba quais as medidas tomar quando for atacado com mensagens ofensivas no Facebook:

1. Primeiramente é muito importante você guardar as informações, para isso, faça um print screen da mensagem, gere PDF da ofensa e preserve e URL do perfil do ofensor e da postagem.

"É totalmente essencial que o endereço da página no navegador seja identificado. É por meio desse endereço que o Facebook irá identificar o usuário que postou aquelas mensagens." Explica o Advogado Especialista em Crimes Cibernéticos, Jonatas Lucena.

2. O ideal é que você procure um Cartório de Notas para registrar uma Ata Notarial ou uma Delegacia de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência. Esses documentos têm fé pública e servirão de prova documental indiscutível. É importante que tanto a ata notarial quanto o boletim de ocorrência informem o endereço completo do perfil e da postagem que te ofende.

3. Após isso, busque imediatamente um Advogado Especialista em Ofensas no Facebook, certamente ele saberá atuar nestes casos, ajudando você a identificar o ofensor.

É melhor que você siga todos os passos acima, assim, com todas as provas documentadas e salvas, você poderá ajuizar uma ação para identificação do usuário que postou as ofensas no Facebook ou Instagram e ainda poderá ajuizar uma ação de indenização por danos morais ou materiais contra essa pessoa posteriormente

A Web não é uma terra sem leis, viu! Quem ofende a honra e a imagem de qualquer pessoa por meio da Internet tem o dever de repará-la. Saiba também que é possível identificar qualquer pessoa que posta alguma mensagem no Facebook ou Instagram, mesmo que seja feito por meio de um perfil falso ou por mensagens anônimas.

Então, concluímos que calúnia na Internet é crime. E como mencionado, ao contrário do que alguns pensam, a Internet não é uma terra sem leis não! Há muitos tipos de defesa por trás de um "simples" ataque! Caluniar uma pessoa nas redes sociais, sites ou aplicativos de bate-papo também é considerado crime.

Então, busque por um Advogado Especialista em Ofensas nas Redes Sociais, assim esse profissional conseguirá auxiliar-lhe na identificação do ofensor que lhe prejudicou na internet.