Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Especialista em Direito Digital dá dicas valiosas para proteger sua webcam e privacidade virtual.

Especialista em Direito Digital dá dicas valiosas para proteger sua webcam e privacidade virtual

Vídeos, fotos, áudios, tudo isto pode ser facilmente capturado através da sua webcam através de simples golpes desenvolvidos por cibercriminosos que tendo em mão estas informações sigilosas e pessoais põe em cheque a privacidade de internautas que se tornam vítimas das ameaças virtuais cada vez mais constantes.

Foi pensando nisso que, contanto com a ajuda do Especialista em Crimes Cibernéticos como o Dr. Jonatas Lucena, que listamos algumas dicas valiosas para você proteger a sua webcam, evitando, desta maneira, que sua imagem e informações sejam expostas na Internet. Confira!

  • Desconecte ou Cubra a Webcam

Para aqueles que utilizam um computador onde a câmera fica separada do monitor a dica é remover o cabo que a conecta à máquina sempre que não estiver usando. Desta maneira, o dispositivo fica seguro enquanto não utilizamos o equipamento.

Em segundo caso, para aqueles onde a câmera já vem acoplada ao dispositivo, um dos truques mais utilizados é cobrir o equipamento com uma fita isolante ou adesivo. Isto evita que ela seja acessada ou que suas informações vazem na Internet.

Entretanto, para garantir ainda mais privacidade, o Especialista em Crimes Virtuais, também considera importante cobrir o microfone do notebook. Assim, não corremos o risco de ter nossas conversas vazadas para estranhos.

  • Evite sites desconhecidos e suspeitos.

Dica indispensável para quem procura manter a webcam segura é evitar o acesso a sites perigosos e desconhecidos. Páginas com conteúdo adultos, de pirataria ou sites de compras desconhecidos costumam ser uma armadilha para usuários da web.

  • Desative a Webcam.

Outra medida para manter a segurança, é desligar a webcam através do sistema operacional do dispositivo informático. Em geral, esta opção encontra-se no gerenciador de Dispositivos, onde só é preciso encontrar o item “Dispositivos de Imagem” e desativá-lo.

  • Outros computadores.

Para aqueles que tem o costume de utilizar computadores que não sejam de uso pessoal, é importante se certificar que a câmera do aparelho esteja coberta ou desligada. Apesar de não estarem em sua casa, estes aparelhos podem capturar a sua imagem e os áudios ao redor.

  • Antivírus eficiente.

A última dica dada pelo Especialista em Direito Digital Dr. Jonatas Lucena e talvez a mais importante é instalar um antivírus eficiente em sua máquina de modo a manter seu computador e webcam seguros.

Graças a este recurso de Proteção da Webcam, a sua câmera é monitorizada constantemente, evitando, deste modo, que apps maliciosos obtenham acesso ao seu dispositivo, conservando suas informações e, por conseguinte, sua privacidade.