Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Especialista em Direito Digital dá dicas de como evitar o golpe do falso emprego

Especialista em Direito Digital dá dicas de como evitar o golpe do falso emprego.

Comum em qualquer época, a oferta de falsos empregos tem aumentado consideravelmente em razão da crise econômica que temos vivido no Brasil, afinal, conforme cresce a taxa de desemprego cresce também a busca por vagas, principalmente de forma online.

Em meio a busca desesperada de desempregados angustiados, criminosos tem se aproveitado da situação para aplicar golpes com promessas enganosas de recolocação profissional, levando a situação já drástica a um patamar ainda mais levado.

Afinal, além da pessoa não conseguir o emprego, ainda existe a negativa possibilidade de o desempregado tornar-se uma vítima de fraude, fazendo com ela não somente perca seu tempo, mas também seu dinheiro.

Em cenário tão lesivo é importante que aqueles que procuram vagas de maneira online sejam cuidadosos, de forma a escapar destas ciladas arquitetadas por cibercriminosos. Neste artigo, portanto, com a ajuda do Especialista em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, trazemos algumas dicas que podem garantir a sua segurança no momento de procurar emprego.

O primeiro ponto trata-se da desconfiança – elemento essencial para não cair em golpes. Em meio a este cenário recheado de golpistas se aproveitando do desemprego é importante estar atento com ofertadas de emprego divulgadas via WhatsApp e redes sociais, principalmente se as mesmas oferecerem muitas vagas e destacarem benefícios por demais vantajosos.

“Em geral estas falsas vagas levam as vitimas a clicarem em links que levam a vírus que coletam informações sigilosas por meio de formulários” explica o Especialista em Internet.

Vagas que prometem emprego garantido são por demasiado duvidosas, afinal, empresas sérias irão antes de tudo entrevistar e testar os candidatos a fim de não fazer contratações ruins. Geralmente, agências e consultorias que ofertam vagas ‘garantidas’ exigem o pagamento de cursos e treinamentos que habilitará o concorrente ao suposto cargo.

O que nos leva a outra dica de extrema importância: Jamais pague para conseguir uma vaga de emprego. Este golpe tem se mostrado cada vez mais comum e já fez muitas vitimas que pagaram para ter direito à vaga, seja de forma a fazer um exame ou curso de capacitação.

Com a expansão do uso da Internet, muitos sites falsos que ofertam emprego já foram criados, portanto, ao fazer a busca por empregos, opte por sites de emprego reconhecidos e seguros.

Outra forma de se esquivar de possíveis golpes é fazer uma pesquisa minuciosa sobre a reputação da agência ou empresa que está oferecendo o emprego. Fazendo esta pesquisa, é possível conseguir de maneira fácil e rápida relatos de pessoas que receberam ofertas de trabalho duvidosas da companhia ou agência.

O número de vítimas de falsas vagas de emprego tem crescido com constância e, portanto, é importante estar atento a estas dicas de forma a não se tornar mais uma vítima de golpistas virtuais. Entretanto, apesar de todo o cuidado ser pouco, por vezes não é possível atentar-se para alguns golpes e por isto, contar com Especialistas em Direito Tecnológico, como o Advogado Dr. Jonatas Lucena pode ser uma ótima solução!