Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Especialista dá dicas de como iniciar um programa de conscientização em cibersegurança

Especialista dá dicas de como iniciar um programa de conscientização em cibersegurança.

Com o uso cada vez mais constante de plataformas digitais no nosso dia a dia, programas de conscientização em segurança da informação são necessários para educar e incentivar as pessoas a seguirem um comportamento seguro do uso da Internet, tornando tal medida parte de nossa cultura.

Prática necessária em diversos âmbitos, Especialistas em Direito Digital opinam que escolas e empresas devem ser a pioneiras na inserção de tais programas de conscientização. Afinal, segundo diversas pesquisas do campo, 13 bilhões de dados empresariais e pessoais foram vazados ou perdidos no mundo desde 2012, o que em termos numéricos mais aprofundados releva a perda de cerca de 6 milhões de informações por hora.

Em demasiado preocupado com tal cenário, o Especialista em Crimes Cibernéticos e Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, a fim de evitar prejuízos financeiros para empresas e, ademais, conscientizar acerca dos perigos do mundo digital, listou alguns passos simples para criar uma estratégia de conscientização de sucesso dentro de sua instituição de forma a torná-lo um ambiente seguro e livre de incidentes.

Em primeiro lugar, é preciso definir uma estratégia para a implementação de tal programa de conscientização dentro de sua empresa. Medidas como compreender o conhecimento de seus funcionários acerca do assunto e realizar simulações de incidentes digitais que poderiam vir a acontecer é um passo essencial que deve ser feito.

Em segundo plano, é preciso observar pontos a serem melhorados, bem como observar como está se dando a adaptação de sua equipe com a inserção de um programa de conscientização de cybersegurança.

Após as etapas de observação e adaptação, é hora de medir os resultados. Fazer um levantamento de erros e acertos e se necessário redefinir as estratégias são passos essenciais a serem dados após analisar as métricas.