Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Entenda os perigos que você corre ao usar Wi-Fi de locais públicos

Entenda os perigos que você corre ao usar Wi-Fi de locais públicos.

Utilizado por muitas pessoas, o Wi-Fi possui diversas vantagens para usuários de Internet. Além de economizar seu pacote de dados móveis, esta tecnologia ainda é benéfica para a bateria de seu smartphone, afinal, o Wi-Fi consome bem menos bateria do que se utilizarmos a rede móvel de nosso celular. Em alguns casos, esta economia de bateria chega aos 15%, o que se torna imprescindível para que seu celular chegue ao final do dia ainda com carga.

Entretanto, com uma oferta cada vez mais expansiva de redes públicas e gratuitas de Wi-Fi que à primeira vista só parece trazer benefícios, Especialista em Direito e Tecnologia alertam para os perigos que esta tecnologia pública pode representar a sua segurança digital.

Segundo dados levantados em uma pesquisa, 58% dos internautas que utilizam a rede Wi-Fi gratuita acreditam que as informações contidas em dispositivos móveis estão seguras mesmo quando conectadas em uma rede pública. Porém, o Advogado Dr. Jonatas Lucena – Especialista em Direito Digital – afirma que o cenário é bem mais obscuro do que aparenta.

“Quando utilizamos redes públicas de Wi-Fi, não temos nenhuma garantia de que os roteadores estejam protegidos e que tenham um protocolo de segurança. Certas redes gratuitas pedem senha e cadastro, entretanto, isto não garante nossa segurança de conexão uma vez que qualquer pessoas pode ter fácil acesso a elas” explica o Especialista em Crimes de Internet.

Entre os perigos mais usuais que corremos ao nos conectarmos em redes públicas, estão as falsas redes de Wi-FI que o intuito único de atrair vítimas para golpes cibernéticos. Ademais, a prática conhecida como phishing também é muito utilizada por cibercriminosos.

O nome que tem por tradução livre o significado de “pesca”, remete a armadilhas que tem como objetivo coletar informações e dados importantes e pessoais, por meio de mensagens falsas que podem chegar ao usuário através de e-mails ou até mesmo pelo WhatsApp. Com o intuito de convencer a vítima a clicar em algum link, os cibercriminosos se usam, em geral, de falsas promoções e brindes.

Entretanto, o Advogado Especialista em Direito Digital Dr. Jonatas Lucena afirma que nem tudo são só notícias preocupantes. Segundo ele, uma nova geração de rede sem fio – o Wi-Fi 6 – é capaz de oferecer maior segurança e velocidade, afinal, o novo roteador tem suporte de criptografia. Característica que as redes sem fio atuais não possuem.

Além disso, esta nova tecnologia de Wi-Fi promete suportar mais dispositivos conectados simultaneamente sem que se perda o desempenho. Entretanto, enquanto a nova tecnologia não chega no Brasil, o Especialista em Direito Digital recomenda que os usuários redobrem a atenção ao utilizar Wi-Fi gratuito e público.