Telefone MapaComo Chegar Menu

Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Lucena e Milani

Sociedade de Advogados

Escritório Especializado em Direito Digital e Empresarial

Entenda o que são crimes virtuais e como a advocacia na internet pode te ajudar nesses casos

Há alguns anos, foi criada uma legislação própria para crimes virtuais no Brasil. Dessa forma, a internet deixou de ser uma terra sem lei, para ser acompanhada de perto pelas leis brasileiras.

Existem diversos tipos de crimes virtuais, alguns exemplos deles são:

“Phishing scam”: ocorre quando informações particulares ou sigilosas, como números de CPF ou senhas bancárias são roubadas para, posteriormente, serem utilizadas em outros roubos ou em fraudes.

Identidade falsa: ocorre quando alguém mente a sua identidade (nome, idade, sexo) com a intenção de tirar proveito da situação ou prejudicar uma outra pessoa.

Discriminação: acontece quando ofensas preconceituosas são publicadas na internet, com o objetivo ou não de ofender alguém.

Ameaça: basicamente, se trata de ameaçar alguém, com palavras, fotos, imagens ou qualquer outro meio ofensivo.

Difamação, injúria e calúnia: também podem ocorrer frequentemente fora da internet e são considerados crimes contra a honra. Muitas vezes, ocorrem em publicações nas redes sociais, por exemplo.

Estelionato: acontece quando uma pessoa engana uma vítima com a intenção de obter vantagens financeiras com essa fraude.

Existem vários outros exemplos de crimes virtuais, incluindo também o bullying e a divulgação de fotos particulares (que acontece, muitas vezes, quando um hacker invade o celular de um famoso, por exemplo).

Todos esses crimes são cometidos diariamente e, dessa forma, a criação dessa legislação própria se mostrou muito necessária para possibilitar que os usuários em geral tenham uma segurança maior ao acessar sites e redes sociais na internet.

Como a advocacia na internet pode ser útil para você?

Como fisicamente estamos suscetíveis a sermos vítimas de crimes, na internet também não é diferente. Não podemos saber quando ou se um dia seremos essas vítimas, entretanto, tomar precauções pode ser uma ótima ideia se você tem o intuito de se sentir mais seguros ao acessar sites na internet.

E a advocacia na internet, portanto, pode ser um meio de fazer com que você se sinta mais seguro. Afinal, advogados especialistas nesse tipo de serviço estarão completamente preparados para te explicar corretamente a situação e te indicar quais são os próximos passos a serem seguidos caso você seja vítima de um crime virtual. É importante dizer que mesmo que estejamos em um ambiente diferente, um criminoso virtual também deixa provas e elas precisam ser recolhidas pelo advogado.

A advocacia na internet também possibilita que o processo seja eficaz e prático, assim como toda a tecnologia dentro da rede nos possibilita.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Facebook Twitter Google

OAB/SP 14.339