Telefone MapaComo Chegar Menu

Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Lucena e Milani

Sociedade de Advogados

Escritório Especializado em Direito Digital e Empresarial

Entenda o que é perícia digital computacional

Todo ato ilícito deixa rastros, seja ele no meio digital ou no meio físico. Esses rastros levam a realização de atividades investigativas, que podem solucionar e resolver as infrações cometidas, assim atua a perícia digital computacional. Digitalmente esses rastros são fáceis de seguir, eles são obtidos através de meios de processamento, armazenamento e comunicação de dados, incluindo dispositivos de uso pessoal como notebooks, tablets ou smartphones. Ou seja, todos estão sujeitos a serem investigados ou serem os investigadores.

No Brasil essa área é relativamente nova e quem realiza as análises é chamado de Perito Digital, a ciência também é conhecida como Forense Computacional e tem a finalidade de fazer varreduras em busca de evidências em mídias eletrônicas, visando comprovar crimes digitais/virtuais.

Para esses analistas é importante conhecer as ferramentas, as metodologias e a legislação que regem a perícia digital computacional, a fim de obter êxito nas atividades e não ser questionado quanto ao serviço. Do mesmo modo, quem é investigado também precisa conhecer formas de proteção que evitem a exposição de suas informações pessoais em caráter invasivo.

As técnicas periciais não determinam se as mesmas serão utilizadas para o bem ou para o mal, sendo apenas uma questão humana (ética e moral) que irá determinar como os conhecimentos adquiridos na arte investigativa estarão sendo aplicados na prática.

No âmbito de profissionais capacitados para a realização da perícia digital computacional, existe uma forte carência. Especialistas explicam que essa falta deve-se a fatores como: pequena quantidade de profissionais formados, treinados e certificados; quantidade insuficiente de instituições e empresas que oferecem essa formação (a Faculdade Sumáre é uma das poucas que conta com o curso de Forense Computacional em sua grade); escassez de profissionais com experiência no mercado e a identificação da necessidade de aplicar ações preventivas periciais que possibilitem a devida adoção de tecnologias para a preservação das evidências.

Os softwares utilizados na perícia digital computacional tem custo bastante elevado para os padrões brasileiros e, por isso, são apenas adquiridos por Peritos, Técnicos em Informática e pela Polícia Federal e dos Estados.

É um mercado que está aberto e precisando muito de profissionais capacitados. As oportunidades tendem a crescer gradativamente para quem se especializar em perícia digital computacional no Brasil.

Como acontece a perícia?

Durante a perícia digital computacional, os técnicos conseguem recuperar grande parte de arquivos anteriormente deletados ou ocultos, ou seja, uma simples formatação não exclui a possibilidade de perícia digital no computador ou notebook, pois os programas utilizados são bastante avançados em termos de pesquisa.

Para a realização da pericia, o Técnico ou Perito precisa de uma ordem judicial ou a autorização prévia do dono da máquina, do contrário, o serviço será considerado ilícito.

O escritório Lucena e Milani – Sociedade de Advogados é especialista em direito digital e, através de seus Peritos e Técnicos, consegue ter acesso a informações dos mais variados tipos como chamadas, mensagens de texto, agenda, vídeos, imagens, arquivos de texto, entre outros. Entre em contato e saiba mais sobre os serviços de perícia digital computacional.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Facebook Twitter Google

OAB/SP 14.339