Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito e Tecnologia, fala sobre a resolução de disputas online

Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito e Tecnologia, fala sobre a resolução de disputas online.

O mercado Jurídico vem passando por diversas transformações relacionadas as inovações tecnológicas do século XXI. Dentre estas novas mudanças, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito Tecnológico comenta sobre as novas formas de resolução de disputas.

Tema recorrente dentro de um dos maiores eventos de Direito e Tecnologia, o Lawtech Conference, a resolução de disputas online traz diversos benefícios para o meio Jurídico.

“Plataformas de mediação e conciliação on-line otimizam o tempo de resolução de conflitos e ainda ajudam a desafogar o Judiciário” é o que afirma o Advogado Especialista em Crimes Cibernéticos, Dr. Jonatas Lucena.

A busca por plataformas online de resolução de disputas tem trazido muitos resultados positivos, uma vez que departamentos Jurídicos podem cortar custos devido a implantação desta nova tecnologia, além de otimizarem o processo que se feito de modo tradicional pode tomar muitas horas de advogados e clientes.

Duas formas de resolução de disputas adotadas por profissionais são a conciliação e a mediação. Segundo contou o Advogado Dr. Jonatas Lucena, a ideia é o protagonismo das partes afim de solucionar o problema, existindo sempre um terceiro que apenas facilita a condução da conversa.

Sobre a mediação, o ‘terceiro’ é um mediador neutro que somente auxilia as partes a identificarem seus interesses. O mediador que apenas intervêm se as partes não chegam a uma conclusão sozinhas, buscam estimular possibilidades que agradem a ambas as partes, tendo como resultado da mediação uma vitória de ambas as partes.

Em contrapartida, a Conciliação explicada pelo Dr. Jonatas Lucena é diferente, uma vez que o mediador trabalha como um conciliador, de forma a colocar o problema em questão na balança, mostrando aspectos bons e ruins, bem como suas consequências.

“Ao contrário da mediação o conciliador pode fazer uma proposta para solucionar o problema. Se ambas as partes estiverem de acordo, o conflito tem fim” comenta o Advogado Dr. Jonatas Lucena.