Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Direito Tecnológico no E-Commerce: Principais dificuldades das empresas e como preveni-las

Direito Tecnológico no E-Commerce: Principais dificuldades das empresas e como preveni-las

Mesmo em frente ao cenário econômico desafiador no país, o comércio eletrônico continua apresentando bons índices de crescimento. É devido a este cenário favorável que muitos empreendedores estão procurando levar seus negócios para o ambiente virtual, entretanto, muitas vezes estes mesmo acabam esbarrando em uma série de questões legais que se diferenciam do varejo offline, o que causa diversas dúvidas.

Foi pensando nisto, que o Advogado Especialista em Direito e Tecnologia, Dr. Jonatas Lucena trouxe questões do Direito Digital no e-commerce. Entre os principais entraves do e-commerce nacional que aqui serão abordados pelo especialista, temos:

1) Dificuldade com logistíca.

Ponto crucial no sucesso de um e-commerce, a logística ainda é um grande dificultador para muitas lojas virtuais, principalmente daquelas que ainda estão em fase de crescimento. Somente em 2016, os atrasos afetaram cerca de 8% de todos os produtos comprados de forma on-line.

Importante para garantir a satisfação do seu cliente, contratar empresas de transporte ou fechar uma parceria com os Correios para dividir a responsabilidade da entrega dos produtos é uma solução. “Este tipo de parceria é eficiente, e previne o lojista conta imprevistos” diz o Advogado.

2) Código de defesa do consumidor aplicado à risca.

Há uma tendência de decisões pesarem sempre a favor do cliente, independente do caso, onde somente basta que o cliente alegue algo contra o empreendedor virtual, cabendo aos lojistas terem que se virar para provar sua inocência.

“Temos aqui duas situações opostas. Uma coisa é uma gigante do e-commerce que destina uma parte da receita para indenizar clientes. Outra situação totalmente diferente é isso ser aplicado a pequenos empreendedores, que são hoje a grande maioria das lojas virtuais” comenta o Dr. Jonatas Lucena, Advogado Especialista em Direito Digital.

A fim de se precaver desta situação, o Advogado orienta que o empreendedor deixe bem claro as políticas e termos de devolução do seu e-commerce, para evitar eventuais problemas.