Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

D-Link assina acordo de segurança com a Federal Trade Commision após anos de auditoria

D-Link assina acordo de segurança com a Federal Trade Commision após anos de auditoria.

Depois de anos de um processo demorado que abarcava questões ligadas a segurança, a D-Link – empresa que produz roteadores sem fio – finalmente resolveu seu caso com a Federal Trade Commisio sobre as suas práticas de segurança até então insatisfatórias.

Sob os termos do acordo, a empresa concordou em implementar programas de segurança para seu roteadores e webcams. Ela também é obrigada a verificar vulnerabilidades de segurança antes de liberar o produto a seus clientes, o que para Especialista em Direito e Tecnologia é um passo de extrema importância.

Acusada no ano de 2017 por não fornecer recursos de segurança para seus produtos, bem como não reagir aos alertas dos especialistas em Crimes Cibernéticos sobre as vulnerabilidade conhecidas, a D-Link adentrou uma nova era da segurança de informações após muita insistência.

“A empresa já foi processada inúmeras vezes pela falta de segurança de seus roteadores e camêras. Estas falhas arriscaram a expor as informações pessoais de seus usuários a olhares maliciosos” disse o Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Direito e Tecnologia. “Fabricantes de dispositivos conectados devem estar cientes de que a FTC os responsabilizará por falhas que exponham dados do usuário”.

Entre as primeiras gerações de webcams, a segurança era notoriamente ruim, mas as práticas da D-Link eram extremamente prejudicias aos usuários. As webcams tinham uma única senha pré-definida, fácil de ser adivinhada por hackers. Além disso, o app móvel usado para fazer login armazenada credenciais em textos simples, aumentando o risco de comprometimento.

Ainda assim, o Especialista em Crimes Cibernéticos Dr. Jonatas Lucena afirma que apesar dos problemas de segurança, a empres não parece ter atrasado a iniciativa em direção a era da Internet das Coisas (IoT).

“A empresa anunciou um novo roteador com capacidade de 5G ainda neste ano, juntamente com uma variedade de plugs inteligentes e outros dispositivos domésticos inteligentes” afirmou o Advogado Especialista em Direito e Tecnologia.