Telefone MapaComo Chegar Menu

Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Lucena e Milani

Sociedade de Advogados

Escritório Especializado em Direito Digital e Empresarial

Crimes virtuais e a importante presença da advocacia na internet

Estamos vivendo uma revolução na sociedade. E essa revolução tem sido causada, exatamente, por causa da internet. Não pela internet por si própria (já que essa foi inventada na década de 60, nos Estados Unidos), mas sim por sites hospedados na mesma e, principalmente, pela criação das redes sociais.

Nos últimos anos, com a invenção dos tablets e dos smartphones, foi possível perceber o avanço da internet, já que o número de usuários aumentou demais se compararmos com dados mais antigos. A utilização das redes sociais também se tornou mais dinâmica, o que implica diretamente na presença globalizada da informação e também da comunicação em nossa sociedade.

Como tudo na vida, a internet também possui seus prós e contras. O principal contra da internet talvez seja a presença dos crimes que acontecem virtualmente. Com a expansão de usuários, vários crimes começaram a ser cometidos dentro da internet e isso foi uma complicação para as leis brasileiras, que não abrangiam o mundo virtual em sua legislação.

Expansão dos crimes digitais e também da advocacia na internet

Com o tempo, no Brasil, foi criada uma legislação específica para combater os crimes digitais (que podem acontecer de várias maneiras, desde um ataque hacker, passando por bullying e até a divulgação de dados pessoais de algumas pessoas) e, com isso, a atuação de advogados na internet também se tornou frequente.

Existem três tipos de crimes virtuais: o crime virtual puro e comum, que implica na parte física e virtual de um computado e também o crime virtual misto, que trata de crimes que se iniciam dentro do âmbito digital e depois passam para o mundo físico.

Com a criação de uma legislação própria para os crimes virtuais, já foi deixado claro que a internet não é uma terra sem lei: quem comete um crime, mesmo que escondido atrás de um dispositivo eletrônico (como computadores, tablets e smartphones), deverá ser encontrado e processado por seus crimes.

A advocacia na internet, portanto, oferece uma segurança maior para os usuários da internet, que saberão que terão a quem recorrer caso sejam vítimas de um crime cometido virtualmente e que, com toda a tecnologia que temos a nosso favor atualmente, esses crimes não serão ignorados pelas autoridades e terão sim a atenção que se espera.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Facebook Twitter Google

OAB/SP 14.339