Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Conta do Instagram hackeada: saiba como proceder para recuperá-la!

Conta do Instagram hackeada: saiba como proceder para recuperá-la!

Sei que para muitos parece não haver sentido algum em roubos de contas no Instagram, mesmo que o perfil hackeado tenha centenas de seguidores e popularidade em seus posts. Porém, certamente você já deve ter ouvido falar de um amigo ou conhecido que teve seu perfil do Instagram invadido ou roubado, sem que ele conseguisse reverter a situação.

Advogado Especialista em Direito Digital e Crimes da Internet, Dr. Jonatas Lucena explica que muitos são os motivos para que um usuário tenha seu perfil na rede social hackeado e roubado. Desde atuações com finalidade de vingança onde o agressor publica conteúdos vexatórios passando-se pela vítima, ainda temos casos contrários onde contas do Instagram são roubadas para serem transformadas em um canal para promover conteúdos adultos.

Portanto, se você quer recuperar seu perfil do Instagram esqueça de uma vez por todas soluções mirabolantes, afinal, para ter sucesso na retomada de seu perfil é preciso seguir as orientações da rede social sem pular nenhuma etapa: denunciar, preencher os formulários e esperar é a única receita para ter sua conta de volta.

Atuante na área de crimes cibernéticos há mais de uma década, o entrevistado assevera que existem medidas jurídicas que englobam o campo Judicial e Extrajudicial, que visam a recuperação de conta hackeada no Instagram.

Entretanto, saiba que mesmo seguindo todo o passo a passo não há garantia alguma de que tudo voltará ao normal. Por isso, Especialistas em Crimes de Internet alertam para importância de adotar medidas de segurança para se proteger contra ações de roubos de perfis em redes sociais. Porém, vamos com calma! Primeiro vamos te explicar o passo a passo para que você recupere sua conta hackeada no Instagram.

Em muitos casos, os hackers não somente alteram a senha do seu perfil, mas também substituem o e-mail com o qual você se logava na plataforma, o que dificulta e muito a recuperação do seu perfil. Entretanto, se este não é o seu caso a situação pode se normalizar em três passos bastante simples:

  • Altere sua senha ou envie um e-mail de redefinição de senha para si mesmo;
  • Cancele o acesso a quaisquer aplicativos de terceiros suspeitos na sua conta;
  • Ative a autenticação de duas etapas para obter segurança extra.

Agora, se você já não tem mais acesso a sua conta do Instagram, pois o invasor alterou o e-mail de login, você irá precisar da ajuda do Instagram para recuperar sua conta. Portanto, é preciso que você saiba exatamente qual o e-mail utilizado por você para cadastro na rede social.

  1. Abra o aplicativo do Instagram no seu celular;
  2. Na tela de acesso, toque em “Obter ajuda para entrar”;
  3. Informe o nome de usuário, telefone ou e-mail de cadastro (para achar sua conta);
  4. Toque em “Avançar” e você verá uma nova tela, já com a foto do seu perfil;
  5. Toque em “enviar e-mail” e terá acesso a um link para recuperar a conta.”

Medida de segurança para proteger seu perfil.

  • Autenticação de dois fatores: a autenticação de duas etapas impede que hackers assumam a conta de usuários. Afinal, ativando esta medida de segurança só será possivel fazer login em seu perfil com o código SMS enviado para o celular cadastrado.