Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Como se proteger nas redes sociais e não cair na armadilha de criminosos

Como se proteger nas redes sociais e não cair na armadilha de criminosos

Atualmente, as redes sociais estão entre as plataformas virtuais mais utilizadas em todo o mundo, sendo o Facebook, o Instagram e o Twitter responsáveis por abrigar bilhões de perfis ativos.

De modo geral, as redes sociais surgem como a partir de facilitar a comunicação e convivência entre as pessoas, através de mensagens, publicações, postagem de fotos, entre outras funções que podem ser desempenhadas nestas plataformas.

Entretanto, assim como quase tudo criado pela humanidade, as redes sociais ganharam um caráter disruptivo. Onde de lado temos os lados benéficos do uso da plataforma, e de outro lados negativos e ações mal-intencionadas e por vezes ilegais descritas pelo Código Penal Brasileiro.

Assim, Especialistas em Crimes Cibernéticos consideram levar algumas questões muito a sério quando pensamos em redes sociais e segurança: afinal, como navegar por estes sites com proteção? Como garantir minha privacidade e o sigilo dos meus dados pessoais? Quais informações devo manter privadas e quem será excluído do acesso a elas?

O que levar em conta quando criar um perfil em redes sociais?

  • Ao se registrar numa rede social, não dê mais informações do que é necessário.
  • Seja cuidadoso ao escolher uma imagem de perfil ou compartilhar uma foto, afinal, esta imagem pode conter detalhes de sua localização de trabalho ou residência.
  • Escolha uma senha forte e de preferência ative a autenticação de dois fatores.

A política de privacidade da rede social.

Muitas vezes as informações que postamos em nossas redes sociais são coletadas e utilizadas por empresas e instituições que utilizam estes dados para inúmeras finalidades. É por esta razão – e muitas outras – que é importante ler com atenção a política de privacidade da rede social na qual você está criando a conta, dando especial atenção as seções que descrevem como seus dados são usados.

Portanto, considere bloquear cookies de terceiros e usar as extensões de bloqueio do rastreamento do navegador para garantir que as suas informações não estão sendo transmitidas a terceiros.

Altere as configurações de privacidade.

Antes mesmo de começar a utilizar a rede social, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, alerta para a importância de alterar as configurações padrões de seu perfil. Que responde a questões como:

  • As pessoas podem me encontrar usando meu endereço de e-mail e número de telefone?
  • Você quer que sua localização seja compartilhada automaticamente?
  • Quem pode ver suas publicações?