Telefone MapaComo Chegar Menu

Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Lucena e Milani

Sociedade de Advogados

Escritório Especializado em Direito Digital e Empresarial

Como atua um advogado especialista em direito digital?

Atualmente, vivemos em meio à chamada Revolução do Conhecimento, que acontece quase de forma exclusiva dentro da internet. Com o avanço significativo desse veículo de comunicação, a sociedade passou a fazer parte de um novo mundo: virtual, veloz e sem limites de tempo e espaço.

As diversas mudanças ocasionadas na internet ou por causa dela, fizeram profissionais de várias áreas do conhecimento especializarem-se ainda mais em sua profissão e também em outras. O objetivo é acompanhar a evolução tecnológica e, consequentemente, da maneira de se comunicar, produzir e/ou receber informações.

Dentre as profissões cuja necessidade de se atualizar é essencial, está a de advogado. No “mundo real”, o papel desse profissional é extremamente importante, pois é ele quem ordena os atos dos indivíduos e ajuda a punir criminosos pertencentes a uma sociedade.

No “mundo virtual”, existe a chamada Sociedade Digital. O nome relaciona-se ao agrupamento de indivíduos que mantém relações, obtém informação, entretenimento, conhecimento, além de todo e qualquer conteúdo que agrade aos princípios, valores e supra suas vontades, por meio da internet.

Para acompanhar a rápida evolução social, que em pouco mais de 20 anos foi protagonista de mudanças significativas nos modos de se comunicar e informar, profissionais do Direito buscam aperfeiçoar-se como especialistas em crimes informáticos. Entretanto, a sociedade depara-se com número reduzido de advogados que realmente compreendem e atuam nessa nova releitura do ofício.

Em um escritório localizado na zona sul da cidade de São Paulo, o Dr. Jonatas Lucena trabalha diretamente com Direito Digital. Por ter conhecimento também em Tecnologia da Informação, Lucena buscou especializar-se ao perceber a defasagem, no mercado, de profissionais com esse aperfeiçoamento.

Junto a isso, o advogado notou que usuários da internet começaram a procurar com maior frequência por especialistas em Direito Digital, muito em decorrência do crescente aumento de crimes na web.

Semelhante ao que ocorre no “mundo real”, os crimes mais comuns efetuados na internet e que chegam ao conhecimento do poder judiciário são pedofilia, apologia ao crime, calúnia, injúria e difamação, ameaça, preconceito e espionagem industrial, além de perfis falsos. Afora isso, outra violação muito comum é o roubo de informações pessoais ou empresariais.

De acordo com o advogado Jonatas Lucena, “os danos pessoais acontecem após terceiros enviarem mensagens com conteúdo pejorativo, falso ou em nome de uma pessoa; utilizando somente dados de e-mails; na movimentação de contas bancárias com intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamentos de contas e no uso de dados de cartão de crédito para fazer compras”.

Além desses crimes, a divulgação de fotos ou imagens com intenção de ferir a moral de alguém está entre os fatores que mais levam as vítimas a procurarem um advogado especialista em direito digital.

Para dar início ao processo contra o criminoso, Dr. Lucena alerta sobre a necessidade de gerar um PDF da página, a fim de preservar a URL com data e hora. Essas informações são indispensáveis para uma ação bem sucedida.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Facebook Twitter Google

OAB/SP 14.339