Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Com crise do desemprego relato de golpes com falsas vagas crescem, alerta Especialista em Direito Digital

Com a taxa de desemprego em crescente expansão, o número de pessoas em busca de vagas no Brasil cresceu estrondosamente. Com inúmeros sites que oferecem vagas de emprego, cresce em tangência, falsas vagas que buscam enganar desempregados de forma a não somente lhes tirar dinheiro, mas ainda roubar informações pessoais.

Tática comum de criminosos que se aproveitam daqueles mais vulneráveis, a divulgação de vagas falsas por meio principalmente das redes sociais, atrai pessoas desempregadas com promessas de emprego que se quer existam, exigindo do concorrente a vaga um pagamento para participar do processo seletivo.

Entretanto, esta ação que há tempos já se mostra ultrapassada tomou outras proporções de modo que os mal-intencionados tiveram de inovar na prática dos golpes. Ativa desde o começo do mês de maio, a nova modalidade de golpe tem o intuito de roubar informações pessoais, alerta Especialistas em Crimes Cibernéticos.

Os hackers estão se aproveitando do aumento do volume de pessoas interessadas em vagas de emprego para criar fraudes. Especialista em Direito Digital, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, explica que estes criminosos criam sites com supostas vagas de emprego para disseminar malware bancário, assim podendo roubar dados e dinheiro das vítimas.

A fim de disseminar os golpes, os criminosos têm divulgado os falsos sites de emprego nas redes sociais, mas também via e-mail e mais recentemente WhatsApp. Utilizando nomes de grandes empresas, estes hackers criam um formulário de cadastro de onde conseguem obter dados financeiros.

“Pessoas interessadas em encontrar vagas de emprego de forma on-line devem estar atentas para não caírem nessas armadilhas” afirma o Advogado Dr. Jonatas Lucena, Especialista em Crimes Virtuais. “Os sites criados por criminosos são praticamente idênticos aos verdadeiros, o que aumenta a possibilidade de mais desempregados caírem no golpe” alertou o Especialista.

De modo a proteger-se contra possíveis fraudes, é preciso, portanto, manter-se atento e sempre desconfiar de vagas urgentes e muito tentadoras. Utilizar sites conhecidos e de confiança é outra dica que pode garantir a segurança de sua navegação em busca de vagas de emprego.