Algumas dicas para não cair em notícias falsas

Como descobrir se o que você recebe é de credibilidade e de total confiança? Em véspera das eleições, é comum receber mensagens, áudios e publicações a favor ou contra diversos candidatos. Muitas delas, com maldade e tentando induzir o eleitor a fazer votos e propagandas a favor de tal partido ou candidato. Notícias falsas se disseminam com facilidade e tem como foco principal, atingir pessoas de partidos aliados e opostos.

O cenário atual não é um dos melhores, pois as famosas fake news estão surgindo cada vez mais e com intuito de induzir eleitores a tomarem decisões duvidosas. Alguns portais de notícias estão trabalhando em prol das informações verdadeiras e sempre que surge algum boato, vão atrás para passar a real informação, sempre pensando na credibilidade do veículo com o público e de seus leitores. Geralmente, as notícias falsas são disseminadas por pessoas anônimas ou haters que fazem a publicação e vão disseminando em redes sociais, muitas vezes, pessoas recebem para criar e propagar as mensagens falsas.

Portanto, antes de ler ou espalhar algum conteúdo, o público precisa ficar atento e pesquisar se as informações conferem ou se não passa de boatos. Quem não acredita ou não tem confiança em certas informações ou até mesmo imagens, pode verificar se a informação é verídica em sites e portais de confiança. Como o publico e a maioria das pessoas está nas redes sociais, é comum e mais fácil espalhar conteúdos por esses meios. Áudios vazados, montagem de fotos, textos fakes, são maneiras de atingir algum público especifico e disseminar mentiras.

Para alcançar milhares de indivíduos, as redes sociais são as mais utilizadas, portanto, propagar e enviar as informações são portas de entradas para pessoas espalhar mentiras na web. Algumas notícias falsas que são compartilhadas em redes sociais podem gerar grandes debates e até mesmo criar diversas confusões. Algumas dicas são essenciais para não cair em fake news, entre elas são:

  • Verifique sempre a informação em outros portais de notícias confiáveis, o G1 que é um site de notícias em tempo real de grande emissora no Brasil, possui uma ferramenta que avalia se tal informação é verdadeira ou falsa;
  • Não acessar conteúdos de sites que você não conheça. Ficar atento a URL da notícia e de onde ela está circulando. Se surgir dúvidas, verifique outros portais que possuem credibilidade em seu jornalismo;
  • Grupos de Whatsapp são os mais propensos a receber algum tipo de informação falsa, por isso que antes de abrir ou ler o conteúdo, esteja sempre atento e tenha cuidado, pois as mentiras são geralmente muito bem feitas e montadas, tudo isso para ninguém desconfiar;
  • Veículos desconhecidos também são alvos e precisam ser verificados se tal informação é verdadeira ou não, por isso, desconfie se o portal não é conhecido e não possui tantas informações importantes. Isso vale também se um portal estiver desatualizado e com pouquíssimas notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA