Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Aplicativos na nuvem tornam empresas mais suscetíveis a ataques cibernéticos

Aplicativos na nuvem tornam empresas mais suscetíveis a ataques cibernéticos

De acordo com uma pesquisa realizada neste ano, quase metade (49%) das empresas consideram que as aplicações na nuvem levam à ataques cibernéticos. Em uma pesquisa com mais de mil especialistas em TI, descobriu-se que os apps na nuvem estão entre as três principais razões pelas quais as organizações podem ser atacadas, logo atrás de infraestruturas desprotegidas, como dispositivos IoT e portais Web.

Aplicativos cruciais para realizar operações comerciais do dia a dia, Especialistas em Crimes Virtuais acreditam que a gestão de acesso à nuvem é necessária para dar continuidade a adoção deste novo ambiente tecnológico.

No entanto, apesar de quatro entre dez empresas nomearem um CISO (Chief Information Security Officer), devido a preocupações com violações de dados nos últimos 12 meses e 79% dos tomadores de decisões de TI afirmarem que os CISOs são responsáveis por selecionar soluções para empresas, apenas um em cada dez entrevistados afirmam terem a decisão final sobre a gestão de acesso à nuvem.

“Em realidade, a crescente conscientização das violações de dados por parte do consumidor levou as empresas a agirem positivamente. Quase todas mudaram suas políticas de segurança em relação à gestão de acesso nos últimos meses” afirmou o Advogado Especialista em Direito Digital Dr. Jonatas Lucena.

Ademais, as maiores áreas de mudança se concentram em treinamento de pessoal em gestão de segurança e acesso; aumentando as despesas com gestão de acesso e tornando esta mesmo uma prioridade do conselho em diversas empresas e organizações.

Entretanto, apesar das atualizações nas políticas de segurança, a maioria dos Especialistas em TI e Direito Digital acreditam que a gestão ineficaz de acesso à nuvem ainda é uma grande preocupação para empresas.

Em realidade, as maiores preocupações consistem nos impactos na segurança e as despesas operacionais e os custos de TI. Situação que somente piora quando se trata de implementar soluções de gestão de acesso, sobre o qual podemos citar os custos, erro humano e dificuldade de integração como maiores obstáculos, segundo afirmou o Especialista em Crimes Cibernéticos e Direito Digital Dr. Jonatas Lucena.