Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

Aplicativo revela a espionagem do Google

Aplicativo revela a espionagem do Google

Ao adquirir um aparelho celular novo, ele já vem com diversos aplicativos instalados. Muitas vezes, não sabemos quais são as suas funções e acabamos os deixando de lado. Todavia, devemos ficar muito atentos; alguns deles estão lá com a intenção de espiar os seus usuários mais desavisados, como o programa Location History.

Segundo um relatório publicado pela firma de análise Quartz, mesmo que você não utilize esse app, ele tem acesso a todas as informações contidas no seu telefone e, por isso, está ciente de todos os seus passos.

O que é registrado?

Esse software faz parte dos serviços essenciais para o sistema Android como as recomendações de restaurantes ou rotas alternativas para trânsito. Além disso, também é utilizado pelo Google Maps e Photos. A apuração feita pela empresa afirma que as seguintes informações são registradas:

  • Lista de movimentos que o seu smartphone acredita que você esteja fazendo;
  • Pressão barométrica;
  • O endereço MAC do ponto de acesso do WiFi ao qual você está conectado, além de também medir a força e frequência do sinal;
  • Coordenadas do GPS e a sua precisão;
  • A voltagem de sua bateria assim como o nível da sua carga;
  • Entre outros.

Embora pareça que estamos tratando de dados inofensivos, eles podem colocar até mesmo a sua segurança em risco quando caem nas mãos erradas. Não só isso: essa falta de privacidade também é contra a lei!

E a Google, como se posicionou?

Em sua defesa, a empresa alegou que o aplicativo em questão pede permissão aos clientes antes que ele acesse os dados citados acima. Embora você tenha a opção de desativar o serviço – ou até mesmo deletar o programa -, o seu Android terá o seu funcionamento limitado, o que se torna um grande problema e não deixa você com outra opção além de aceitar os termos. A Google já foi processada diversas vezes por espionar os seus usuários. Esse caso, todavia, chama a atenção por ser altamente invasivo.