Jonatas Lucena Sociedade Individual de Advocacia

Menu

Aplicativo do Apple Watch é desativado por falha de segurança

Aplicativo do Apple Watch é desativado por falha de segurança

No início deste ano, um episódio acendeu um sinal de alerta para a empresa Apple acerca da segurança de suas tecnologias. Depois de um bug ter sido descoberto no recurso de chamada do FaceTime que permitia que cibercriminosos ouvissem as pessoas, a ‘Maçã’ adentrou mais uma vez na trilha tortuosa muito bem estruturada por criminosos virtuais.

Com a mais recente descoberta de vulnerabilidade que mirava o aplicativo Walkie Talkie do Aplle Watch, a Apple se viu obrigada a desativar temporariamente o app que permitia que maliciosos ouvissem o iPhone de outra pessoa sem consentimento. Em pronunciamento recente, a empresa pediu desculpas pela falha e pela inconveniência de seus usuários não poderem usar o recurso enquanto uma correção não é feita.

Sobre o aplicativo, o Especialista em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, explica que o Walkie Talkie do Apple Watch permite que dois usuários se conectem e realizem uma conversa de áudio. Alertados sobre o problema através de uma reportagem, a Apple afirmou que o app continuará instalados nos aparelhos dos usuários, mas que, entretanto, o mesmo não funcionará até o problema ser resolvido.

Embora não haja evidências de nenhum uso da vulnerabilidade contra um cliente e sequências de eventos específicos sejam necessários para se chegar a fundo no bug, a Apple informou que leva a segurança e privacidade de seus clientes muito a sério e, por isto, decidiu tirar o app do ar por tempo indeterminado.

Relembrando diversos casos de falha de segurança por parte da Apple, o Advogado Dr. Jonatas Lucena, afirma que não é a primeira vez que um recurso teve de ser desativado devido a falhas.