Telefone MapaComo Chegar Menu

Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Lucena e Milani

Sociedade de Advogados

Escritório Especializado em Direito Digital e Empresarial

Advocacia de Internet

Ao contrário do que parece, a Rede Mundial de Computadores, a tão popularmente chamada Internet, já existe desde o final da década de sessenta nos Estados Unidos. No Brasil, a rede estará completando em 2016, pouco mais de duas décadas de disponibilização para o público em geral e vem crescendo assustadoramente o número de usuários da rede mundial, com isso se fez necessário o surgimento no mundo jurídico da Advocacia de Internet.

Cabe esclarecer que Internet é um nome geral, adotado para uma série de subprodutos, cada um com sua finalidade específica. O mais utilizado é o WWW ou W3, conhecido como World Wide Web, ou seja, as páginas de acesso às informações de diversas empresas e como tal estas por sua vez buscam a Advocacia de Internet para solucionar os diversos problemas que advém destes acessos.

O acesso ao mundo virtual tem crescido consideravelmente no mundo todo e em nosso país esse número é maior em relação aos mais jovens que já nasceram nesta era e para os mais experientes, inevitável que tenham tido de se familiarizar ao mundo virtual uma vez que cada vez mais todos estão on line, com isso a Advocacia de Internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e empresas.

Importante destacar que o uso dos smartphones apenas contribuiu para esse acesso ilimitado a rede mundial vale frisar que o uso desses aparelhos com acesso à internet já superaram o uso de computadores e notebooks, pois em qualquer lugar, a qualquer hora, estamos sempre conectados. Porém, infelizmente a segurança tecnológica não acompanhou esse crescimento, favorecendo a atuação do criminoso virtual e como consequência, adveio um novo ramo do direito, dentre eles a Advocacia de Internet.

Nossa Legislação ainda engatinha em tudo que diz respeito ao mundo virtual, portanto atuar na Advocacia de Internet é mais que uma arte ou uma especialidade, mas sim, se utilizar do nosso sistema de legislação vigente de forma a abarcar a situação real que o cliente vivencia, em verdadeira batalha aos criminosos virtuais que ainda acreditam que conseguem estar sempre no anonimato.

O uso de computadores, notebooks, smartphones, tablets é crescente e com esses equipamentos eletrônicos, o uso da internet também deu um grande salto. Nossa realidade de hoje se traduz com tudo digitalizado à nossa volta, empresas, casas, escritórios, ou seja, todos, inclusive a Advocacia de Internet se adequaram, o que é evidente que fazendo disso um bom uso, só veio para facilitar nossas vidas.

Nossos Tribunais também se adequaram ao mundo digital, o que foi uma grande e desafiadora transformação jurídica em nosso País, mas que só facilitou a vida dos profissionais do direito. Os novos advogados já iniciam a carreira dentro da Advocacia de Internet, com os processos todos digitalizados, por muitas vezes dispensando a ida do profissional aos cartórios dos Fóruns para ter acesso aos antigos processos de papel, que certamente virarão parte da história de nossa evolução tecnológica.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Facebook Twitter Google

OAB/SP 14.339