A vulnerabilidade da Segurança de Informações

A vulnerabilidade da Segurança de Informações

A vulnerabilidade da Segurança de Informações

Quando o assunto é o crescimento e evolução da tecnologia no meio corporativo, estamos acostumados a somente reconhecer e pensar nos benefícios e inovações que nos são apresentados. Entretanto, em termos de Segurança de informação, especialistas em Crimes Cibernéticos alertam para o outro lado da moeda.

Com a inserção da tecnologia nos ambientes de trabalho, empresas que investem pesado na modernização tem sido alvo de ameaças e riscos que permeiam a Internet e que são muito bem trabalhadas por hackers, isto por que estes cibercriminosos compreendem o valor que os dados sigilosos podem ter para o seu negócio. Logo, ao perceber que os dados são gerados e também armazenados virtualmente, a invasão por parte destes hackers torna-se o maior objetivo

É devido a este cenário, que se faz necessário tratar a Segurança da Informação como um requisito imprescindível para o sucesso de qualquer empresa, afinal utilizando desta tecnologia de segurança assegura-se que os riscos cibernéticos não possam atingir a sua empresa e negócio.

Entenda mais sobre a Segurança da Informação na visão de um especialista

Sobre a área da Segurança da Informação, o Especialista Advogado em Crimes de Web Dr. Jonatas Lucena afirma que o conceito deste campo de atuação vai muito além do setor de TI, adentrando o ramo jurídico, uma vez que abrange o uso de ferramentas que tem como função proteger as informações sigilosas e privadas de pessoas jurídicas e físicas.

O seu papel é definido por meio de três pilares básicos: Confidencialidade, onde as informações sigilosas não devem ser acessadas por pessoas não autorizadas; Integridade, uma vez que os dados não devem ser alterados ou excluídos sem autorização prévia e por último, disponibilidade, onde o serviço e acesso às informações devem estar sempre disponíveis para quem possui autorização.

Importante atentar para as ameaças à segurança que vão muito além de problemas com malware e invasões, sendo importante, portanto, pensar não somente na proteção do setor de TI, mas também nas regras de proteção que asseguram a privacidade e confidencialidade de empresas e pessoas.

Quais são os tipos de ataques?

Dentre as ameaças mais comuns à Segurança de Informações podemos citar aquilo o qual chamamos de ‘Scan’ que consiste num ataque de quebra de confidencialidade que tem como objetivo analisar detalhes de computadores, a fim de identificar possíveis alvos.

Outra ação muito comum utilizada por hackers, segundo o Advogado Especialista em Direito e Tecnologia, Dr. Jonatas Lucena, consiste no mais comum e antigo malware chamados de ‘Worms’ que nada mais são do que softwares hospedeiros que invadem e prejudicam o computador da vítima.

Faça uma Consulta com um de Nossos Advogados Especialistas em Direito Digital

Seja on-line ou presencial, fale com um especialista experiente em litígios na internet!

Contato